Conheça boas práticas para evitar focos do Aedes aegypti nas obras

Diante do surto de dengue, algumas construtoras estão adotando medidas preventivas para impedir a criação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em seus canteiros de obra. O último balanço divulgado pela Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde informou que já foram registrados no Brasil 73.872 casos de dengue neste ano até o dia 23 de janeiro, o que corresponde a um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para evitar a proliferação do mosquito, o Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Seconci-GO) promoveu recentemente o curso de formação de 'dengueiros', isto é, preparação de um profissional responsável pela vistoria do canteiro à procura de potenciais criadouros do mosquito. O curso é oferecido em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do município de Goiânia, que enviaram representantes para comandar as palestras. 

Durante o encontro, os trabalhadores aprendem desde a história do mosquito até os métodos de prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As aulas são abertas a diversos operários e destinadas principalmente ao técnico de segurança do trabalho, pois, pela natureza de sua função, ele está mais preparado para levar o conhecimento adquirido aos demais trabalhadores, além da comunidade onde vive.

Autor: Construção Mercado