Termo de cooperação técnica vai inovar projetos de engenharia no Estado

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística firmou nesta terça-feira (21), em Curitiba, um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina. O objetivo é fomentar a implantação da plataforma BIM para elaboração de projetos de engenharia nos Estados.

A plataforma BIM (Building Information Modeling) é um projeto multidisciplinar que permite, através de análises qualificativas e quantitativas mais precisas, gerar projetos tridimensionais, mostrando o custo de cada item da reforma ou de um novo prédio público.

“Esse termo de cooperação com Santa Catarina irá trazer inovação e modernização aos projetos de obras públicas, além de compartilhar conhecimento dessa nova plataforma entre os dois Estados”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A assinatura aconteceu durante o 1º Seminário Regional “Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para Implantação no Brasil”. O seminário teve início nesta terça-feira (21) e acontece até quarta-feira, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. O evento é promovido pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq-PR) e tem o apoio do Governo do Estado.

Para a gerente de Planejamento do governo de Santa Catarina, Tatiana Borges, estas parcerias são importantes para os Estados. “A troca de conhecimento através destas parcerias impulsionam a implantação do BIM. Os setores públicos e privados precisam estar preparados para as novas demandas e tecnologia do mercado”, diz.

EVENTO- O seminário tem como objetivo ampliar o conhecimento de profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e construção sobre uma nova forma de planejar, projetar e gerenciar obras públicas e privadas.

A utilização da tecnologia BIM é uma inovação que contribuirá significativamente na boa gestão das obras públicas. “O uso dessa nova ferramenta irá trazer mais transparência, qualidade e controle nos projetos e obras de infraestrutura”, explica Richa Filho.

Além do apoio do Estado, o seminário conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU BR) e apoio das entidades representativas da arquitetura e engenharia do Paraná.

Autor: Agência de Notícias do Paraná