Os dez aeroportos mais sensacionais do mundo

Você dificilmente se lembra de um aeroporto por suas qualidades. Você se lembra de um aeroporto pelo tempo que gastou correndo entre dois terminais porque a aterrissagem de um voo atrasou demais, encostando na decolagem seguinte. Pelo tempo que gastou na fila para inspeção da bagagem de mão. Pelo tempo que esperou na esteira por uma mala que extraviada que foi parar sabe-se lá para onde. Mas aeroportos nem sempre são lugares terríveis. É o caso dos dez terminais que você confere nesta lista. 

Os aeroportos são cartões postais das cidades hoje em dia, são a primeira impressão que um turista guarda de um novo lugar, e todo governo quer que seu aeroporto ganhe mais verbas pareça moderno e prático. O resultado são grandes obras arquitetônicas muito interessantes. Estes são dez dos nossos favoritos.

Se você se lembra de algum aeroporto que gostou mas não entrou na lista, comente logo após o texto.

Aeroporto Internacional de Wellington (WLG) 

O aeroporto da capital da Nova Zelândia não era muito interessante até 2003 quando recebeu uma estátua gigante do Gollum e em 2011 ganhou seu novo lobby de decolagens chamado “The Rock”.

Aeroporto Internacional Princesa Juliana (SXM) 

Os aviões aterrissam bem em cima da praia em São Martinho (Saint Maarten), onde os banhistas têm a chance de se aproximar como nunca de jatos transcontinentais. É claro que você precisa tomar cuidado, porque os aviões podem te nocautear sem a menor cerimônia.

Tempelhof (THF) 

Para encontrar exemplos absurdos, quase sobre-humanos, de arquitetura, nada como recorrer aos nazistas. Eles devem ter construído o gigantesco aeroporto de Berlim para durar alguns milênios, mas as operações fecharam em 2008. Desde 2010, o lugar se tornou um grande parque e sede de diversos eventos de moda e cultura pop. Engulam essa, nazis!

Aeroporto Internacional Kai Tak (HKG) 


Nós ainda lembramos do antigo aeroporto de Hong Kong (1954-1998) como um dos lugares com a aterrissagem mais difíceis e perigosas do mundo. Graças ao curto espaço para aproximação e ventos sempre fortes, até mesmo os 747 se aproximavam em ângulos quase laterais, o equivalente em aviação a um bom drift.

Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD) 

O maior aeroporto dos vizinhos uruguaios não é gigante, mas é um dos mais atraentes. O novo terminal projetado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly é mais bonito do que qualquer outro terminal aéreo de toda a América.

Aeroporto Internacional da Madeira (FNC) 

O aeroporto da Madeira tinha uma das pistas mais curtas do mundo, com 1.600 metros de extensão. Em 1977 ele recebeu uma pequena ampliação, mas no ano 2000 o aeroporto dobrou o tamanho de sua pista. Já que tudo fica nos limites de uma ilha, os portugueses construíram a extensão da pista sobre colunas com 70 metros de altura sobre as águas. Você aterrissa em uma ponte! É uma das aterrissagens mais perigosas do mundo.

Aeroporto Internacional de Paro (PBH) 

Lembra daquela parte no filme Prometheus em que eles aterrissam a nave no fundo de um vale alpino espetacular? A sensação deve ser a mesma ao chegar no longínquo Butão, outro candidato ao título de aterrissagem mais difícil. O próprio aeroporto é um espetáculo a parte, ainda que pouquíssimas pessoas viagem para conhecer o país.

Aeroporto Internacional de Kansai (KIX)

Espaço é artigo de luxo no Japão, então quando precisaram construir um novo aeroporto no final da década de 1980, primeiro criaram uma nova ilha, depois levantaram um aeroporto sobre ela. Certamente é um dos projetos de aeroportos mais ambiciosos que já vimos. O terminal de passageiros, o maior do mundo, é impressionante.

Só para lembrar, o aeroporto fica em uma ilha no meio do mar, então aproveite enquanto é tempo.

Tenzing-Hillary Airport (LUA) 

Este foi escolhido como o aeroporto mais perigoso do mundo em 2012. Dê só uma olhada na aproximação da pista de 460 metros com uma inclinação de 12º e você vai entender o porquê. É para cá que as pessoas voam antes de chegar ao monte Everest. O próprio aeroporto já está a 2.800 metros de altitude.

Aérodrome de Courchevel (CVF) 

Qualquer aeroporto construído na encosta de uma montanha já ganha pontos extras. Qualquer aeroporto cuja pista não é plana é estupidamente legal. Combine os dois e você tem o aeroporto de Courchevel. Os aviões aterrissam subindo a pista, com a inclinação ajudando a desacelerar a aeronave, o que é útil considerando o comprimento da pista. As decolagens acontecem no sentido contrário, usando a inclinação para ganhar velocidade, também importante em uma pista curta. Confira só este vídeo.

Além disso, o aeroporto já serviu como ponto de venda de armas contrabandeadas transformado em show pirotécnico.

Autor: Instituto de Engenharia