José Augusto Martins

Conheci o Dr josé Augusto, como era carinhosamente chamado por todos da Planidro, em 1969 quando, engenheiro recém formado fui lá trabalhar contratado por um de seus sócios, Max Lothar Hess, que ao lado de José Maria Costa Rodrigues, Azevedo Netto, Alvaro Cunha e Sizenando Ribeiro constituiam a espinha dorsal daquela empresa, considerada nos anos 60-70 como a mais importante dentre todas dedicadas ao saneamento básico, uma vêz que reunia em seu seio a fina flor dos engenheiros sanitaristas de São Paulo, todos eles com larga experiência adquirida em suas atividades desenvolvidas no serviço público e na iniciativa privada. 

Entretanto, o engenheiro civil e professor José Augusto Martins destacou-se principalmente por suas atividades acadêmicas. A convite do professor Lucas Nogueira Garcez, tornou-se integrante do corpo docente do Departamento de Saneamento da Faculdade de Higiene e Saúde Pública ministrando cursos, tais como Abastecimento de Águas e Sistemas de Esgoto, Hidrologia, Barragens e Instalações Prediais. Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo assumiu a cadeira de Hidráulica, Hidráulica Urbana e Saneamento.Por duas vezes, quase consecutivas, esteve à frente da direção da Escola – entre 1976 e 1980 e de 1982 a 1986. Foi agraciado ao final de seu segundo mandato pela Congregação da Escola Politécnica com o título de Professor Emérito. 

Sua produção acadêmica, distribuida entre artigos e livros, foi muito profícua. Dentre os trabalhos apresentados destacam-se a sua tese de livre docência intitulada Contribuição para o estudo de canalização secundária das redes de distribuição de água potável, defendida em 1960 e a tese para concurso de professor catedrático denominada Limites de velocidade e pré-dimensionamento de condutos principais das redes de água potável: condições de mínimo custo, apresentada em 1966.Ao longo de sua carreira de engenheiro foi também autor de cerca de 200 projetos de engenharia hidráulica e sanitária.

Foi membro de importantes conselhos: Instituto de Pesquisas Tecnológicas , Instituto de Energia Atômica (presidente), Instituto de Eletrotécnica (presidente) e FUVEST (presidente). No nosso Instituto de Engenharia, na gestão Maksoud, (1967-1968) o professor Martins exerceu com muito brilho o cargo de Vice Presidente. 

Por ter militado mais no setor de tratamento de águas residuais da Planidro, capitaneado pelo Dr. Max, desfrutei de pouca convivência com o professor Martins, mas o suficiente para admirá-lo por seu saber e por sua cortezia no trato com os engenheiros e funcionários.
Partiu em outubro passado, aos 92 anos de idade, deixando-nos, contudo, além de muita saudade, um legado pleno de realizações e um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações de sanitaristas.

Autor: José Eduardo W de A Cavalcanti