Empresas espanholas anunciam acordo com Brasil no setor de energia eólica

As empresas espanholas Ghenova e Revergy/Isotrol anunciaram na terça-feira (04/09) um acordo para o desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica no Brasil.

O consórcio prevê desenvolver projetos de engenharia e oferecer assessoria a empresas do setor de energia eólica no país, segundo comunicado.

Isotrol/Revergy são companhias de energia renovável com experiência na Espanha e no mercado europeu, enquanto Ghenova já atuava no Brasil, mas oferecia serviços de consultoria e engenharia em outros setores, como construção naval, aeronáutica, civil e industrial.

O setor de energia eólica está em pleno crescimento no Brasil, onde existem parques eólicos que somam uma capacidade de geração de dois gigawatts.

As autoridades querem produzir cerca de oito gigawatts de energia eólica até 2016 e está previsto que até esse ano onze fabricantes de aerogeradores venham para o país, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

Setor
O Brasil também quer integrar a Agência Internacional de Energias Renováveis, a Irena. Ao aderir ao grupo, o país passará a ter acesso a tecnologias e informações importantes do universo de fontes renováveis, segmento em que é uma das referências mundiais por sua matriz energética sustentada em recursos hídricos, geração relevante a partir de biocombustíveis e produção crescente de complexos eólicos, entre outras rotas sustentáveis de geração elétrica.

A Eletrobras, por exemplo, tem uma carteira de projetos de geração de energia eólica que totalizam uma capacidade de 5 mil MW, composto de empreendimentos em construção e de projetos que ainda serão implementados e em estudo. Apesar dos investimentos previstos nessa fonte, a prioridade da Eletrobras continua sendo as hidrelétricas.

Autor: Época On Line