USP e FDTE fecham parceria para a Construção Sustentável

A Escola Politécnica da USP (POLI-USP) e Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) querem conversar com você sobre a iniciativa conjunta que estão desenvolvendo para o mercado de Construção Sustentável no Brasil.

As duas instituições começarão a desenvolver ações e projetos voltados para a engenharia da construção sustentável, para tecnologias de gestão de edifícios verdes, para integração entre a construção e seu entorno e, por fim, a capacitação do mercado imobiliário para atuar nesse novo cenário da construção civil brasileira.

Segundo o professor da Poli-USP, Orestes Gonçalves, o Brasil apresenta enorme potencial para o desenvolvimento desse novo conceito de construção. Segundo o Green Bulding Council, o Brasil já é o quarto país com mais prédios sustentáveis no mundo. “Hoje, parece um diferencial, mas daqui poucos anos, um projeto só será aceito se for sustentável”, afirma o professor.

Dentro desse contexto, a FDTE e a Poli-USP criaram os primeiros cursos de MBA e pós-graduação especificamente para esse mercado. Esta iniciativa pretende contribuir para a qualificação do mercado e o aperfeiçoamento da mão-de-obra brasileira no sentido de atender à crescente demanda por profissionais com conhecimentos sobre o tema, tecnologias e processos competitivos para o mercado brasileiro.

Para os profissionais que pretendem se especializar nesse mercado, quatro cursos começam a funcionar no início de 2012, com certificado USP e reconhecimento dos principais organismos ligados ao mercado de construção sustentável. Os cursos “Construção Sustentável”, “Tecnologia e gestão na produção de edifícios”, “Gerenciamento de facilidades – a construção e seu entorno” e “Real Estate – Economia Setorial e Mercados”. Os interessados podem obter mais informações por meio do tel. (11) 3814-1988/5909 ou pelo e-mail http://[email protected].

Além dos cursos, a FDTE e a Poli-USP pretendem desenvolver outras atividades educacionais e de desenvolvimento de mercado. As duas entidades trabalham para uma maior aproximação entre a iniciativa privada e a universidade, no sentido de fomentar pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e processos que atendam à crescente exigência do mercado de sustentabilidade na construção.

Autor: Assessoria de Imprensa