Robô mostra como sabe fazer cirurgia ao descascar uva

Os robôs usados em cirurgias tem tanta precisão nos seus movimentos que são capazes, até mesmo, de descarcar com destreza, uma uva. Os médicos cirurgiões humanos operaram milagres todos os dias, mas as operações mais difíceis e delicadas podem desafiar mesmo as mãos mais habilidosas. Por isso, cada vez mais os robôs, como o Da Vinci, da “Intuitive Surgical, tem sido importantes na medicina para dar uma boa – e precisa – assistência.

Nesse vídeo, um robô que auxilia médicos urologistas no Southmead Hospital e no North Bristol NHS, no Reino Unido, descaca uma uva. Usando um design especial desenvolvidos para que o robô seja controlado por teleoperação, o médico é capaz de ver as representações reais e virtuais do que os robô está fazendo. O robô tem quatro braços, três podem segurar instrumentos como um bisturi ou uma tesoura cirúrgica. O quarto braço carrega uma câmera endoscópica com duas lentes, o que dá a ele uma visão esteoroscópica da ação.

De acordo com o Intuitive Surgical, há mais de 1.800 unidades em uso em 1.450 hospitais em todo o mundo. Eles são usados em vários tipos de cirurgia, de prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata) a reparação da válvula do coração. Eles são ótimos em cirurgias conhecidas como “buraco de fechadura” – procedimento que deixa poucas cicatrizes.

O departamento de Defesa dos EUA está agora procurando incorporar robôs semelhantes no “Trauma Pods” – hospitais de campo parcialmente automatizados que podem cuidar de soldados gravemenets feridos enquanto esperam para ser evacuados. Em 2009, o sistema de Vinci foi introduzido no hall da fama dos robôs.

Autor: Galileu