Projeto de incentivo a novos engenheiros é apresentado por diretor do CNPQ

Com base na demanda que será necessária para o setor de Petróleo e Gás nos próximos anos, o diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, apresentou o projeto Forme Engenharia, que busca incentivar os alunos a ingressarem no curso de engenharia. A iniciativa foi destacada durante o seminário Gás na Ecomomia 2011, no Mendes Convention Center, em Santos. O evento é uma iniciativa de A Tribuna.

“No Brasil, apenas 6% são engenheiros, enquanto na Coreia pelo menos 30%. Que porcentagem de alunos formados pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) trabalha em engenharia? Uma pequena parcela e isso por causa do mercado financeiro. Vamos tentar fazer essa virada”, destacou o diretor, que também conta com um projeto voltado aos primeiro e segundo graus. Precisamos ter mais gente bem formada”, completou.

Melo também lemrbou do programa Ciências sem Fronteiras, que visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

Autor: A Tribuna