Cerca de 75% dos motoristas ainda desrespeitam pedestres no centro de SP

Três meses após a implantação do Programa de Proteção do Pedestre pela Prefeitura de São Paulo, em 11 de maio de 2011, 74,9% dos motoristas ainda desrespeitavam o direito de travessia do pedestre em cruzamentos do centro da capital e da avenida Paulista. O dado foi revelado em pesquisa realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) entre os dias 22 e 26 de agosto.

Com relação às três avaliações anteriores, entretanto, o índice melhorou. A penúltima pesquisa, realizada entre os dias 11 e 27 de julho, mostrou que 90,3% dos condutores não respeitavam a preferência do pedestre, o que representa um aumento de 10% para 25% de adesão ao programa.

A mesma pesquisa também revelou que o número de motoristas que não acionam a seta para fazer uma curva teve um ligeiro aumento. Na amostra de 2.905 veículos pesquisados pela companhia, a não utilização da seta foi registrada em 44,2% dos casos. Na penúltima pesquisa o índice era de 42,2%.

Programa

A intensificação das multas aos motoristas que desrespeitam os pedestres começou no dia 8 de agosto em 78 cruzamentos do centro e na região da avenida Paulista. No último dia 31, a CET deu início à ampliação do programa para toda a cidade de São Paulo. A ampliação aconteceu a partir do aumento para oito novas áreas e seis corredores de equipes educacionais de pedestres.

As novas equipes começaram a trabalhar nas áreas do Largo 13 de Maio, no Brás, na Penha, na Vila Maria, no Jardim Paulista, em Sapopemba, em Itaquera e na região de São Miguel. De acordo com a CET, os locais possuem cruzamentos com alto índice de atropelamentos. A meta é reduzir em 40% os atropelamentos e em 50% as mortes de pedestres até 2012.

A CET informa ainda que revitalizou 10,8 mil faixas de pedestres na cidade e que intensificou a fiscalização em 91 cruzamentos, utilizando 154 agentes.

Autor: R7