São Paulo padroniza velocidade de algumas pontes em 60 km/h

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) padroniza o limite de velocidade em algumas importantes pontes de São Paulo, e seus respectivos acessos, em 60 km/h nesta segunda-feira. Ao todo, serão 6,7 km de avenidas na cidade regulamentadas nesta velocidade.

As mudanças acontecem especialmente nas pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária, onde a velocidade sobe de 50 km/h para 60 km/h. Nas demais pontes não havia velocidade regulamentada.

VEJA AS VIAS QUE TERÃO A VELOCIDADE UNIFORMIZADA

– ponte do Piqueri e Rua Benedito Monteiro;
– ponte da Freguesia do Ó;
– rua Rosas de Ouro e Rua Miguel Casagrande;
– rua Ângelo Di Sarno e Rua Professor Joaquim M. Ramalho;
– ponte Presidente Jânio Quadros e Rua Izidoro Matheus;
– ponte Tatuapé;
– rua Ministro Francisco Campos;
– ponte Eusébio Matoso, Praça Eugene Boudin e Praça Antonio Sabino;
– praça Augusto Radmaker Grunewald e Praça do Cancioneiro;
– ponte Cidade Jardim, Praça Deputado Percival de Oliveira e Praça Nicolau David;
– ponte Jaguaré e Rua Rinaldo Rivetti;
– ponte Cidade Universitária, Praça Alberto Rangel e Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira;
– rua Desembargador José Gonçalves Santana.

A CET aponta ainda que estudos técnicos indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade nas vias de acesso e saídas das pontes por serem geralmente locais em curva e de movimentação de pedestres. Desta forma, algumas vias terão a velocidade regulamentada em 40 km/h. São elas:

– rua Benedito Monteiro;
– rua Rosas de Ouro;
– rua Miguel Casagrande;
– rua Ângelo Di Sarno;
– rua Professor Joaquim M. Ramalho;
– rua Izidoro Matheus;
– rua Ministro Francisco Campos;
– praça Eugene Boudin;
– praça Antonio Sabino;
– praça Augusto Radmaker Grunewald;
– praça do Cancioneiro;
– praça Deputado Percival de Oliveira;
– praça Nicolau David;
– rua Rinaldo Rivetti;
– praça Alberto Rangel;
– praça Arcipreste Anselmo de Oliveira;
– rua Desembargador José Gonçalves Santana.

A Prefeitura de São Paulo vem realizando a redução da velocidade em diversas vias expressas desde o ano passado.

Passaram pela mudança avenidas do corredor norte-sul, como a 23 de Maio, Tiradentes e Washington Luís, além das avenidas Braz Leme, Cruzeiro do Sul, Sumaré e Paulista.

Segundo a CET, o objetivo é aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de mortes e acidentes. A companhia afirma que as mudanças já surtiram efeito, com a redução dos acidentes em 1,8% entre 2009 e 2010.

Autor: Folha de S.Paulo