Seminário sobre Pré Sal oferece visão do mercado

Engenheira Clara Cascão, membro do Conselho Fiscal e Diretora de Relações Externas do Instituto de Engenharia, governador do Espírito Santo, Engenheiro Renato Casagrande, que discorreu sobre a divisão dos Royalties do Pré sal e a questão da arrecadação do

O seminário Pré-sal: Uma transformação na cadeia produtiva de petróleo e gás, promovido pela Revista Carta Capital, na semana passada (8/8) teve o apoio de divulgação do Instituto de Engenharia e contou com a presença de membros da casa.

Dentre os tópicos abordados, foi ressaltada a importância de como aproveitar a riqueza do pré-sal, mantendo a indústria nacional competitiva; a necessidade de investimento em capacitação de profissionais, para a qual o Senai formará 40 mil pessoas para trabalhar junto aos fornecedores da Petrobrás e toda a oportunidade de desenvolvimento de empresas em vários segmentos que compõem toda a cadeia produtiva de exploração e produção de petróleo.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, assegurou que não há problemas para arregimentar mão de obra qualificada e sim, “dificuldade em passar experiência do pessoal mais experiente aos novos ingressantes”.

Um dos debates foi sobre a capacidade de produção energética do país, o potencial de extração e a utilização do combustível nos anos vindouros.
Evidenciou-se que o petróleo ainda será o principal produto das próximas décadas e que dificilmente o consumo mundial de óleo diminuirá nos próximos anos. O Brasil espera chegar em 2015 produzindo três milhões de barris de petróleo por dia.

Autor: Engenheira Clara Cascão Nasser