COMUNICADO IMPORTANTE – Corte de árvores no Instituto de Engenharia

Uma das mais respeitadas e antigas entidades do setor, o Instituto de Engenharia vem a público esclarecer questionamentos sobre o corte de árvores em sua sede, localizada à Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, na Vila Mariana, no município de São Paulo.

Após a queda espontânea de algumas árvores no final de 2009, foi contratada uma empresa que realizou um inventário arbóreo e fito sanitário da vegetação do local. A proposta era ter uma relação mostrando qual a situação de saúde de cada espécie. Em abril de 2010, o relatório foi entregue. De acordo com o documento, 45 árvores precisam ser removidas e 187 necessitam de poda de limpeza. Todas as árvores, do Instituto de Engenharia, estão catalogadas e identificadas. Essa providência não se atém ao plano de poda de aproveitamento da área para construção de sua futura sede.

Um pedido de autorização foi encaminhado à Subprefeitura de Vila Mariana, que por meio do Memorando de Licença 137/2010, publicado no DOC do dia 27/07/2010, permitiu a realização dos seguintes serviços:

– remoção de 45 árvores de espécies diversas, com altura entre 5 e 15 metros e diâmetro de altura do peito (DAP) entre 20 e 50 centímetros; e

– poda de limpeza de 187 árvores de espécie diversas, com altura entre 5 e 15 metros e diâmetro de altura do peito (DAP) entre 20 e 50 centímetros.

De acordo com os termos da Lei 10.365/87, como compensação ambiental, “deverão ser plantadas 45 mudas de árvores nativas de grande porte, com altura mínima de 2,5 metros, primeira bifurcação 1,8 metro e DAP de 5 cm, aplicar 400 gramas de calcário dolomito e 200 gramas de NPK, fórmula 10-10-10, acrescido de micronutrientes. Cada cova deverá ter o tamanho mínimo de 0,60X0,60X0,60, com composto orgânico curtido”.

Ainda, seguindo a determinação da subprefeitura:

– o Instituto de Engenharia é obrigado a efetuar o plantio dessas árvores, com a finalidade de manter a densidade arbórea da região, num prazo de até 30 dias, após a supressão autorizada;

– O Instituto de Engenharia ficará responsável pela manutenção das mudas arbóreas implantadas, até o seu efetivo desenvolvimento, repondo em igual
número, caso hajam perdas;

– O Instituto de Engenharia deverá informar à Subprefeitura de Vila Mariana quando do término dos trabalhos e substituição devida.

Visando manter o máximo possível do parque arbóreo, na primeira etapa desses
trabalhos, realizada no ano passado, foram removidas 22 unidades. Durante os dias 23 e 24 de julho, foram cortadas 11 unidades e realizada poda de levantamento em outras sete.

No dia 26 de julho, o Instituto de Engenharia recebeu uma equipe da Secretaria do Verde, composta por cinco técnicos, para inspecionar o serviço e dirimir quaisquer dúvidas restantes. Foram apresentados todos os laudos técnicos solicitados.

O Instituto de Engenharia, com tradição centenária, tem por obrigação zelar pela boa
Engenharia. E não faria nada que, eventualmente, destruísse o meio ambiente.

Autor: Intituto de Engenharia