Reunião apresenta situação das Olimpíadas de Londres

Amandio Martins, Walter Feldman, Ricardo Yazbek, João Crestana, Basílio Jafet, José Roberto Bernasconi e Paulo Jorge Germanos.

Com o intuito de fazer uma retrospectiva da visita da delegação brasileira à cidade de Londres, o Secovi (Sindicato da Habitação) realizou nesta segunda-feira (27/06) uma reunião empresarial, com a presença do secretário de Articulação para Grandes Eventos, Walter Feldman e do presidente do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas e Arquitetura e Engenharia Consultiva), José Roberto Bernasconi. 

O Secretário Walter Feldman disse que São Paulo deve estar em harmonia com os acontecimentos mundiais. “O mundo se sintoniza através das grandes cidades. É preciso conhecer o que acontece no mundo, para que possam ser dados saltos”. Ele citou sua experiência em Londres, o que está vendo na cidade, já preparada para receber as Olimpíadas em 2012. “A transformação não é apenas onde será a Vila Olímpica, mas em toda a cidade de Londres”. 

Feldman argumentou que a palavra de ordem é sustentabilidade, em todas os seus conceitos. A Inglaterra atacou quatro itens importantes: políticas a serem enfrentadas, finanças com orçamentos e projetos palpáveis, infraestrutura pesada a longo prazo e conscientização popular. 

José Roberto Bernasconi informou que a 486 dias da realização dos Jogos Olímpicos em Londres, a cidade já está preparada, com estádio pronto. A comunidade está sendo chamada a participar ativamente. “A cidade será usada pelos Jogos Olímpicos e não o contrário”, explanou. 

Para citar o exemplo de comprometimento com o pós-Jogos Olímpicos, o palestrante falou sobre Stanford, na Zona Leste de Londres, que era uma região muito ruim, transformada para as Olimpíadas, mas com horizonte de 40 anos. Tudo através de parcerias entre os setores público e privado. 

Representando o Instituto de Engenharia, o vice-presidente Amandio Martins, compareceu ao encontro. “A reunião foi de grande importância. A Inglaterra é um exemplo ser seguido”. 

Outros temas – Durante a reunião foi anunciado o fim da gestão da atual diretoria da Fiabci Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), hoje presidida por Ricardo Yazbek. Ele será sucedido por Basílio Jafet. 

Também compuseram a mesa: João Crestana e Paulo André Jorge Germanos, respectivamente presidente e membro do conselho do Secovi; Ricardo Yasbek e Sandro Marcondes Pincherle,  presidente e diretor da Fiabci Brasil, além de Basílio Jafet.

Autor: Viviane Nunes