Enchente e instabilização de enconstas é tema de palestra na ACSP

Miriana Marques, vice presidente Instituto de Engenharia; Antônio Carlos Pela, vice presidente ACSP e coordenador do Comitê de Políticas Urbanas; Rogério Amato, presidente da ACSP; Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia e Paul

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou nesta terça-feira (21/06) uma reunião-almoço com o presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, com o tema Estabilização de Encostas, abordando as enchentes em São Paulo e em grandes cidades.

Fagundes explicou como acontecem as enchentes, ilustrando como é a formação do solo e como as chuvas causam erosões, rastejos, escorregamentos, quedas, tombamentos, rolamento de matacao e corrida de massa. Também abordou a questão do zoneamento, uso e ocupação do solo.

Durante sua apresentação, ele mostrou imagens das enchentes em São Paulo e da tragédia que acometeu Teresópolis (RJ) recentemente.

Amplamente sabatinado pelos participantes, o presidente do Instituto de Engenharia defendeu a criação de políticas para as regiões que sofrem com alagamento. “Em São Paulo, são aproximadamente 70 áreas alagáveis. É necessário a resolução individual de cada uma delas”, comentou.

Estiveram presentes os vices presidentes do Instituto de Engenharia Miriana Marques e Nelson Aidar. O presidente da Associação Comercial, Ricardo Amato, também prestigiou a apresentação.

Autor: Viviane Nunes