Brasil terá crescimento sustentável

Participantes do café com Opinião

No dia 16 de junho, o Sinproquim – Sindicato das Indstrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo, realizou o evento Café com Opinião, cuja palestra foi proferida pelo economista José Roberto Mendonça, com o tema “Reflexão sobre os seis meses do Governo Dilma Rousseff e perspectivas para o Brasil”. Amândio Martins, vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia, compareceu representando o Instituto de Engenharia. 

Dois assuntos centrais foram abordados. O primeiro trata-se do cenáro econômico nacional, cujo crescimento será lento, embora crescente, em razão da influência política do Oriente Médio, dos ajustes econômicos dos EUA e de mudaça do mercado de trabalho na China. 

Em tratando-se do cenário nacional, o Brasil deve crescer cerca de 2%. No âmbito nacional, de 4 a 4,5%. A previsão, de acordo com ele, é frustrante, mas é um crescimento sustentável, uma vez que não há cenário de crise à vista. 

“Na exposição do economista, ficou claro que existem grandes oportunidades empresariais no Brasil. Há desafios a serem superados. Um dos obstáculos é a falta de educação, que leva muito tempo para ser vencido”, comentou Amândio.

Autor: Viviane Nunes