Poli Júnior: grandes nomes marcam presença na Semana de Cultura Empresarial

Aluizio de Barros Fagundes e Miriana Marques ladeados por estudantes da Poli

Há duas décadas, a Poli Junior (empresa júnior da Escola Politécnica) promove a Semana de Cultura Empresarial. O principal objetivo é mostrar aos alunos um pouco da visão corporativa, que os espera depois de formados. É composta por ciclo de palestras e mini cursos, abrangendo diversos temas. 

“Trazemos engenheiros que tiveram sucesso em suas respectivas vidas profissionais, para falar de sua jornada até o sucesso. É uma maneira de inspirar os alunos a continuar seguindo suas carreiras”, disse Juliana Coraça Silva, estudante de Engenharia de Petróleo e membro da equipe organizadora. 

Para mostrar a amplitude do evento, diversas personalidades foram convidadas: Marcelo Tas (apresentador), Marcos Bologna (CEO da TAM), Michel Levy (presidente da Microsoft), Ozires Silva (ex presidente da Embraer), Antônio Maciel (presidente da Suzano), João Abud Júnior (presidente da Diebold), entre outras. 

Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia, um dos palestrantes, teve como tema A ética na organização das atividades de Engenharia. Ele falou sobre a legislação prolixa e com pouca objetividade. Por exemplo, somente na legislação ambiental, existem nove mil leis. A Lei 8666, que regulamenta as licitações, também foi tema de sua explanação. 

Existem 800 mil engenheiros cadastrados no sistema Crea/Confea. Forma-se apenas 40 mil/ ano. Com o crescimento da economia, serão necessários 70 mil/ano. “Na falta deste profissional, infelizmente, o Brasil está trazendo engenheiros de fora”, lamentou Fagundes. Logo após a apresentação, os alunos debateram temas relacionados à ética. 

Novos associados: A vice-presidente para Assuntos Internos, Miriana Marques esteve presente ao evento. “Queremos fazer uma parceria com a Poli Junior, para juntos desenvolvermos questões técnicas, sociais e culturais como forma de trocar experiências entre o Instituto de Engenharia e os estudantes de Engenharia”.

Autor: Viviane Nunes