Estudantes de engenharia criam vocal automático para Rock Band

Estudantes de engenharia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram uma forma de ter um vocalista automatizado no game Rock Band. Interpretando os sinais NTSC do console, o sistema os transforma em som, simulando um vocalista humano.

O sistema foi criação de Gautam Kamath e Dominick Grochowina como projeto de conclusão de curso e, assim como comenta o site Hack a Day, imagine só a qualidade dos amigos destes dois como vocalistas no game, para estimulá-los a criar algo deste tipo. Porém, os dois afirmam que foram motivados mais pela ideia de ter um projeto relacionado à música e também por outros projetos que já tinham visto de sistemas que simulavam guitarristas no Rock Band.

Em uma publicação no site da Cornell, os alunos explicam que, desde o lançamento do Guitar Hero, existem pessoas tentado criar formas de alcançar a pontuação máxima nas músicas do game com robôs tocando os instrumentos, mas fazer isso com os vocais é (bem mais) complicado. Mesmo assim, “não deixa de ser interessante”, afirmam os quase engenheiros.

Eles explicam que o processo é simples. Basta cantar a nota na frequência correta, já que o Rock Band precisa apenas disso e não necessariamente que o vocalista “cante as palavras” das músicas. Assim, os estudantes conseguiram isolar os sinais correspondentes ao vocal e reproduzir o tom correto no microfone com a ajuda de um computador. Mais detalhes podem ser vistos na página da universidade, pelo link goo.gl/U1iom.

Um vídeo no YouTube (goo.gl/yBI3q) mostra um pouco do funcionamento do equipamento. Porém, não dá pra saber ainda o que á pior, algumas pessoas cantando ou o som produzido pelo computador dos estudantes.

Autor: Geek