Tendência: Ford mostra como será o futuro da segurança automotiva

Como parte de seus esforços em tecnologia de segurança automotiva visando reduzir acidentes e congestionamentos nas grandes cidades, a Ford construiu o que chama de smart intersection, ou cruzamento inteligente na tradução para o português. A estrutura fica próxima ao Centro de Pesquisas & Inovações da Ford, em Michigan – EUA. Alí, os carros conversam entre sí e também com os semáforos, em uma demonstração pura do que, em um futuro breve, será a comunicação veicular, dos tipos veículo-infra-estrutura (V2I) e veículo-veículo (V2V).
O smart intersection se comunica com carros de teste, munidos de equipamentos especiais, para alertar aos motoristas sobre situações de perigo potencial, como quando um veículo está prestes a cruzar um sinal vermelho. Para isso conta com tecnologia capaz de monitorar o estado dos sinais de trânsito, dados de GPS e mapas digitais para identificar possíveis riscos e então reportar esta informação aos veículos.

Uma vez que a informação é recebida, entram em ação os sistemas de segurança instalados nos próprios automóveis. O sistema anti-colisão da Ford, por exemplo, determina se o carro pode atravessar o cruzamento com segurança ou se será necessário parar antes de chegar a ele. No caso de ter de parar, se o sistema identifica que o motorista não está desacelerando o suficiente começa a emitir avisos visuais e de áudio para que ele não atravesse.

A ideia é que este tipo de tecnologia não somente funcione para aumentar a segurança dentro dos carros mas que também possa contribuir para diminuir os congestionamentos nas cidades. Neste sentido, a divisão Ford Research & Advanced Engineering participa de vários projetos colaborativos na Europa, junto de OEMs, fornecedores, institutos de pesquisas e governos no sentido de desenvolver e avaliar novos recursos que possam integrar a comunicação V2I e V2V.

Um destes projetos chamado Safe and Intelligent Mobility (simTD Project) será colocado em prática ao longo de 2012 nos arredores de Frankfurt, na Alemanha, envolvendo 400 veículos de teste. A meta neste caso é avaliar a viabilidade e escalabilidade de um sistema wireless colaborativo em ambiente real. “O simTD deve permitir melhorar a segurança rodoviária e a eficiência do tráfego e, além disso, abrir caminho para a implantação de sistemas V2V e V2I “, comentou Christian Ress, perito em conectividade da Ford Research & Advanced Engineering Europa.

Voltando ao smart intersection, vale destacar que ele é apenas o início da abordagem da Ford sobre o futuro da segurança automotiva. Há uma série de desafios pela frente, já que o sucesso da implantação de sistemas cooperativos depende de os carros utilizarem equipamentos similares e falarem “a mesma língua”. Ress acrescenta que: “O trabalho colaborativo é essencial para que montadoras, fornecedores e governos cheguem a um acordo sobre padrão de protocolos de comunicação e definição das regras. Na Ford, gostaríamos de ter um sistema para conectar os veículos que funcionasse de maneira similar e globalmente”.

Autor: Ford – site