Órgãos assinam termo para garantir

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio) assinaram na terça-feira (25) um termo de cooperação técnica para a fiscalização dos estádios de futebol. O documento prevê a execução de um trabalho preventivo para garantir aos torcedores e esportistas a segurança necessária ao atestar a boa estrutura dos estádios.

O acordo é importante para o Ministério Público ter condições de realizar fiscalizações efetivas em eventos esportivos e fazer cumprir o Estatuto do Torcedor. De acordo com o Promotor de Justiça Pedro Rubim, da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte, o Crea vai verificar a presença dos quesitos técnicos e formais dos laudos de Engenharia emitidos pelos engenheiros responsáveis pelos estádios.

– A importância deste acordo é realizarmos um trabalho preventivo para evitar problemas como a fatalidade ocorrida em 2007, quando a arquibancada do Estádio da Fonte Nova, na Bahia, cedeu, ou, para citar um exemplo mais próximo, a queda do alambrado do Estádio de São Januário, em 2000. É muito importante que esses laudos sejam feitos dentro dos mais altos padrões de excelência técnica.

Autor: R7