CURIOSIDADES

A maioria dos circuitos europeus e mundiais – com exceções como Interlagos, Istambul e os ovais americanos – funciona no sentido horário porque no início do automobilismo acreditava-se que seguir o rumo dos ponteiros do relógio (por sua vez baseado no movimento do Sol no céu do hemisfério norte) ajudava a correr mais rápido? Outras curiosidades aleatórias a seguir:

– James Hunt, o campeão de F1 etenizado pela mensagem sex: breakfast of champions, teve um passado nada glamouroso: foi lixeiro no metrô de Londres. Ficamos com menos inveja agora.

– O fusca Herbie exibia o número 53 porque a potência do motor 1.5 utilizado na época nos EUA era de 53 hp.

– A milha terrestre, tão utilizada nos EUA e na Inglaterra, foi criada pelo Império Romano como a medida de mil passos duplos (mais amplos) de um comandante. São 1609,344 metros no total.

– Já a milha náutica considera a extensão da Linha do Equador (aproximadamente 400 mil quilômetros) dividida por 360º graus e depois por 60 segundos. O resultado dá 1852 metros.

– Na Idade Média, os cavalos circulavam pelo lado esquerdo das vias para deixar a mão direita na posição ideal para uma luta de espadas no sentido contrário. Quando o canhoto Napoleão dominou a Europa no século XVIII, ele inverteu tudo. Assim, apenas as colônias ingleses mantiveram o costume de andar pela faixa da esquerda e dirigir do lado direito do carro em suas colônias. 

Há duas exceções para a regrinha acima. Nos EUA, as carroças puxadas por pares de cavalos eram conduzidas por alguém sentado no cavalo da esquerda, para que sua mão direita pudesse controlar ambos os animais. Por outro lado, o Japão foi convencido a adotar o sistema inglês por um ministro britãnico em visita ao país.

– Argentina, Suécia e Suíça também empregaram a mão inglesa, mas realizaram a conversão entre as décadas de 1940 e 1960.

– Um dos nomes mais bonitos de automóvel, Vectra não quer dizer nada – é apenas uma derivação que remete a vector (vetor em inglês).

Autor: Jalopnik