Reunião do Cigré no Instituto de Engenharia

O Comitê de Estudos – CE-B2 – Linhas Aéreas do CIGRÉ – Brasil estará reunido dia 3 de dezembro próximo, no Instituto de Engenharia, em São Paulo, a convite do Departamento de Engenharia de Energia e Telecomunicações (DEET), para mais uma reunião de trabalho relativa ao seu programa de atividades técnicas do ano de 2010.

O CIGRÉ (Conseil International des Grands Réseaux Électriques), é uma Associação não governamental, sem fins lucrativos, fundada na França em 1921, que tem por objetivo o desenvolvimento de conhecimento técnico e o intercâmbio de informações entre todos os paises nos domínios da produção e transporte da energia elétrica em alta (AT) e extra alta tensão (EAT) abrangendo seus aspectos técnicos, econômicos, ambientais e regulatórios. 

O CIGRÉ é uma das mais renomadas organizações de âmbito mundial, no setor dos sistemas elétricos de potência que atua através de 16 Comitês de Estudos e mais de 200 Grupos de trabalho, sob coordenação de seu Comitê Técnico. Com 1105 sócios coletivos e 6146 sócios individuais num total equivalente de 11.194 membros, o CIGRÉ está presente em 89 paises, possuindo 57 Comitês Nacionais, entre os quais o Brasil ocupa o primeiro lugar com 1036 associados incluindo alguns que também são sócios do Instituto de Engenharia.

O CIGRÉ desenvolve suas atividades técnicas e dissemina conhecimento através de Conferências e reuniões dos Comitês permanentes de cada especialidade técnica onde os estudos são produzidos e discutidos para posterior publicação. A Bienal, que é o mais importante evento da CIGRÉ, é realizada todos os anos pares, em Paris, reunindo cerca de 3.000 delegados de todo o mundo, onde são apresentados cerca de 400 trabalhos que abrangem todo o espectro técnico coberto pela entidade.Os Simpósios, limitados a um determinado número de tópicos, são normalmente efetuados nos anos ímpares, em diferentes paises membros. Outros eventos técnicos específicos são realizados periodicamente em âmbito regional ou de país. 

O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica CIGRÉ-Brasil – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, que tem por objetivo promover o intercâmbio e desenvolvimento técnico, tecnológico e da engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição, abrangendo basicamente: 

• Aspectos elétricos e eletromecânicos da geração de energia elétrica;
• Estudos, projetos, construção, operação e manutenção de linhas de transmissão, subestações e equipamentos ou sistemas associados;
• Planejamento eletroenergético de sistemas, isolados ou interligados e sua operação e racionalização ou conservação de energia;
• Telecomunicações, controle e proteção em sistemas elétricos;
• Desenvolvimentos e aplicação de materiais, equipamentos e sistemas eletroenergéticos;
• Desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas destinadas à análise e desenvolvimento dos sistemas elétricos de potência;
• Aspectos de regulação e mercado de energia, geração distribuída, meio ambiente e tecnologia de informação.

O Comitê brasileiro mantém ativos os seguintes Comitês de Estudo:

GRUPO A – EQUIPAMENTOS
CE-A1 Máquinas Rotativas
CE-A2 Transformadores
CE-A3 Equipamentos de Alta Tensão
GRUPO B – SUBSISTEMAS
CE-B1 Cabos Isolados
CE-B2 Linhas Aéreas
CE-B3 Subestações
CE-B4 Elos de Corrente Contínua e Eletrônica de Potência
CE-B5 Proteção e Automação
GRUPO C – SISTEMAS
CE-C1 Desenvolvimento de Sistemas Elétricos e Economia
CE-C2 Operação e Controle de Sistemas
CE-C3 Desempenho Ambiental de Sistemas
CE-C4 Desempenho de Sistemas Elétricos
CE-C5 Mercados de Eletricidade e Regulação
CE-C6 Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída
GRUPO D – TECNOLOGIAS DE APOIO
CE-D1 Materiais Isolantes e Novas Tecnologias
CE-D2 Sistemas de Informação e Telecomunicação

O Comitê de Estudos CE-B2 Linhas Aéreas do CIGRÉ-Brasil que se reunirá no Instituto de Engenharia, é coordenado pelo Prof. RUY CARLOS RAMOS DE MENEZES da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem por objetivo: “Projeto, desempenho elétrico e mecânico, construção, vida útil, manutenção e reforma de linhas aéreas e de seus componentes: condutores, cabos pára-raios, isoladores, torres, fundações e sistemas.”

Autor: Miracyr Marcato