Concurso de design reúne projetos futurísticos das principais marcas do mundo

Para o desafio de projetos do salão de Los Angeles este ano, nove fabricantes foram convidadas a projetar um carro de quatro lugares de máxima eficiência, pesando 455 quilos ou menos. Estes são os pesos pena que os fabricantes acreditam que podem nos carregar no futuro.

O Cadillac Aera (Aero +Era): “Todas as principais partes do carro, incluindo componentes do interior, são basicamente “criados” em uma única estrutura. Movido por ar comprimido por meio de um sistema de impulsão pneumática. Seu tanque de armazenamento de ar com 10.000 psi (690 bar) oferece uma autonomia de 1.600 quilômetros. Células de ar pressurizadas e flexíveis no exterior do veículo, semelhantes ao material desenvolvido pela Nasa para seus jipes marcianos, otimizam a aerodinâmica e funcionam como uma alternativa de baixo peso para painéis convencionais de carroceria e vidros”.

“O Honda Air concept é uma visão para o futuro dos carros de alto desempenho leves e com combustível alternativo; um veículo para um estilo de vida agressivo. Inspirado em montanhas-russas modernas e roupas para skydiving, o Air é movido por um sistema regulador pneumático de ar comprimido. Ele usa turbos e o fluxo de ar externo para restaurar a pressão no tanque em longas viagens e maior potência por cerca de 160 quilômetros”.

”O Maybach DRS “Den-Riki-Sha” (riquixá elétrico) se caracteriza por esses atributos e aproveita os valores tradicionais do clássico “Jin-Riki-Sha” (riquixá com tração humana), que se originou em Tóquio por volta de 1870. Beleza de tirar o fôlego, luxo e apuro técnico marcam o desenvolvimento sofisticado do “DRS”. Este Maybach é o primeiro “veículo fabricado naturalmente” no mundo. Seu processo de produção é único: depois de uma complexa e aprimorada metamorfose, um carro pronto nasce de um casulo de DNA”. Seria esse o primerio carro transgênico?

Mazda MX-0: “Nosso ícone de leveza – o MX-5 Miata, mudou as referências com pouco mais de 1.050 quilos em sua primeira geração. Tendo o MX-5 como referência, a equipe de projetistas se dedicou a um processo sistemático de redução e consolidação. Neste processo, redesenhamos cada componente do MX-0 para realizar as funções de várias partes do MX-5, efetivamente substituindo uma série de mecanismos por uma quantidade menor de peças simplificadas.”

“O Mercedes-Benz Biome usa a simbiose, na qual os veículos coletam energia do sol e a armazenam em ligações químicas, na forma de um fluído chamado BioNectar4534. A Mercedes desenvolveu ainda uma tecnologia para instalar receptores em árvores que aproveitam sua energia solar em excesso e a convertem para BN4534. Isso cria um incentivo para plantar ainda mais árvores e coletar mais energia, ao mesmo tempo em que ajuda o ecossistema. O veículo pode ser decomposto após o fim de sua vida útil ou usado como material de construção”.

Todos os detalhes do Nissan iV foram projetados para maior eficiência e rigidez com baixo peso. Apresentando uma estrutura orgânica entrelaçada, o material do chassi no iV é criado de forma sintética e esculpido em um design aerodinâmico que impressiona. Derivado de heras de crescimento rápido e reforçado com um composto de teias de aranha, a estrutura em biopolímero é flexível, ultraleve, e ainda assim extremamente robusta. O interior espaçoso e panorâmico comporta quatro adultos confortavelmente e é coberto por um inovador material fotovoltaico que pesa 99% menos que um vidro tradicional”.

“Construído por robôs incrivelmente modernos que parecem tão amigáveis e carinhosos quanto nossas avós, o quadro (chassi) Tridion do Smart 454 WWT é tricotado por nossas Vovós Robôs Smart (também conhecidas como VRS) a partir da fibra de carbono. A costura pode criar formas complexas, permitindo que a geometria seja otimizada em força e peso”.

“Como a maioria dos atuais carros consistem de um chassi coberto com painéis da carroceria, o conceito Toyota NORI apresenta a ideia de que a carroceria e o chassi são um só, em uma forma podular, projetada para ser forte, leve e bela. A tecnologia de bioplásticos é criada usando “nori” (a palavra japonesa para alga) combinada com uma trama em fibra de carbono para maior resistência. Tecidas na forma podular estão células solares que capturam e geram energia elétrica suplementar. Como uma solução holística e um novo estilo estético, o NORI reduz o peso e o número de peças ao mesmo tempo em que captura e gera energia”.

“Um veículo mais leve que um carro da Fórmula 1… Experimente a adrenalina de correr entre cânions com até três amigos… Sem usar uma gota de gasolina… Imagine agora se esses sonhos pudessem ser combinados em um único veículo. Com menos de 450 quilos, o conceito Volvo Air Motion torna esses sonhos realidade e apresenta tudo isso em belas formas escandinavas. Projetada como uma concha e esculpido em uma fibra de carbono ultraleve”.

Autor: Jalopnik