Brasil tem linha de montagem experimental de carros elétricos

O projeto, batizado de Veículo Elétrico (VE), busca o aprimoramento da tecnologia de produção e a redução dos custos. Por enquanto, os veículos produzidos são usados em testes, na frota da hidroelétrica. Atualmente, há carros, bicicletas, caminhões e ônibus movidos a energia elétrica, rodando como veículos de serviço em Itaipu.

A versão de passeio do VE tem autonomia de 120 quilômetros. O tempo de recarga da bateria é de oito horas. Segundo a ficha técnica publicada no site oficial do projeto (http://www2.itaipu.gov.br/ve/), o VE usa câmbio de três marchas — drive, neutro e ré — e atinge a velocidade máxima de 110 km/h.

O principal desafio do projeto VE é reduzir os custos para que os carros elétricos possam chegar às lojas com preço competitivo. “O fator mais importante é a gente poder ter os componentes, a indústria brasileira produzir os componentes no Brasil, usando nossa mão de obra, usando a nossa tecnologia”, disse Celso Novaes, coordenador do projeto carro elétrico, em entrevista ao Jornal Nacional, que foi ao ar em 16 de outubro.

Autor: Depois da Roda