Primeira parte de cidade com energia 100% renovável é concluída nos Emirados Árabes

Na semana passada, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Masdar, nos Emirados Árabes, foi aberto ao público. Com a inauguração, completa-se a primeira parte da construção da cidade, que deverá ser a primeira do mundo livre de carbono.
Masdar, com custo estimado de US$ 22 bilhões, provenientes da exploração de petróleo, deve funcionar somente com energia renovável, sendo 90% proveniente de painéis solares e 10% de incineração de rejeitos. A cidade fica a 17 km da cidade de Abu Dahbi, capital dos Emirados Árabes

Com previsão de conclusão das obras em 2018, Masdar leva a assinatura do escritório inglês Foster & Partners, que desenvolveu uma arquitetura destinada a juntar as tradições locais com um design high-tec. A cidade terá capacidade para abrigar de 45 mil a 50 mil pessoas, além de uma universidade e o Instituto de Ciência e Tecnologia, já construído.

Todos os prédios serão construídos em uma área de 6 km² e 7 m de altura para aproveitar a brisa do deserto, diminuindo a necessidade de climatização artificial. As ruas da cidade, exclusivas para pedestres, serão mais estreitas, de modo com que os prédios fiquem mais próximos um dos outros, garantindo sombra aos habitantes da cidade. Uma frota de carros elétricos já em testes, que transitam por túneis, será o principal meio de transporte da cidade.

A ideia é que, além de se tornar um modelo de cidade, Masdar se torne um grande centro de pesquisas energéticas. Para isso, o projeto da cidade conta com apoio de várias empresas do setor, encabeçadas pela Masdar, empresa de energia de Abu Dahbi, e de universidades de tecnologia.

Autor: PiniWeb