IPT realiza ensaio de carga de vento para ponte na Argélia

O túnel de vento desenvolvido pelo Centro de Metrologia de Fluidos (CMF) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está sendo utilizado para a realização de uma série de ensaios para a determinação dos efeitos das cargas de vento em um modelo seccional na escala 1:50 do Constantine Viaduct, em Constantine, na Argélia. 

Para simular as condições reais do local, que conta com uma carga sísmica (força que um terremoto exerce sobre uma estrutura) da ordem de 35% da aceleração da gravidade pela ocorrência de sismos fortes, os pesquisadores do IPT reproduziram as características do vento natural do entorno, como velocidade e intensidade da turbulência, para então executarem as medições de forças e deslocamentos induzidos pelo vento sobre a estrutura.

“O principal objetivo dos ensaios do túnel de vento foi o fornecimento dos coeficientes de forças aerodinâmicas e dos deslocamentos induzidos pelo escoamento no tabuleiro da ponte. Eles darão segurança ao projetista na inclusão de elementos que resistirão a determinadas situações”, explica Antonio Pacífico, pesquisador do IPT. 

A nova ponte será estaiada e construída em concreto armado e protendido, com um vão central de 245 m, terá oito pilares, com distância variável de 30 a 42 m entre eles, e dois encontros. O tabuleiro da ponte terá 80 m de altura e será suportado por cabos sustentados em mastros de 60 m de altura.

A ponte, projetada pela empresa de engenharia dinamarquesa Cowi, terá 800 m de extensão e será a maior da cidade. Constantine é conhecida como a “cidade das pontes”, por contar com sete construções em um platô rochoso a uma altitude de 650 m. A construção ficou sob responsabilidade da Andrade Gutierrez e a consultoria para o controle do projeto e a engenharia de construção são feitos pela italiana Studio De Miranda Associati.

A concepção, a construção e a instrumentação do modelo reduzido ficaram sob a responsabilidade do Laboratório de Sistemas Estruturais (LSE), sob a coordenação do engenheiro civil Pedro Almeida, que atua em parceria com a equipe do CMF em ensaios de pontes desde 2005.