Convite homenagem criação Parque Tecnologico Paulo Egydio Martins

No próximo dia 9 de setembro, quinta-feira, o engenheiro Paulo Egydio Martins será homenageado pela criação em 1976, quando era governador do Estado de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista – Unesp – que recebeu o nome de Julio de Mesquita Filho. 

A homenagem terá início às 19h30 com uma cerimônia na Câmara Municipal de Ilha Solteira com entrega do título de “Cidadão Ilhense” e descerramento da placa com o nome de ”Parque Tecnológico Paulo Egydio Martins (veja abaixo detalhes sobre o parque tecnológico). Haverá a presença de diretores da Unesp e prefeitos das regiões. 

No dia seguinte, Paulo Egydio Martins fará na Unesp – Campus III- palestra com debate.

Parque tecnológica da Engenharia em Ilha Solteira 

A  Prefeitura Municipal, a Unesp e o Governo do Estado estudam a instalação de um Parque Tecnológico de Engenharia em Ilha Solteira, no extremo Noroeste do Estado de São Paulo. 

A finalidade segundo o diretor municipal de Desenvolvimento Jair Longo, é aproveitar o potencial intelectual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que se destaca internacionalmente pela sua infra-estrutura de ensino, pesquisa e prática nas áreas da engenharia clássica ( civil, elétrica e mecânica ). 

Para Longo, a proximidade de Ilha Solteira com o Mato Grosso do Sul, onde o desenvolvimento industrial foi acelerado nos últimos anos por causa das vantagens fiscais, deve transformar o município paulista ? num celeiro para atender as exigências do mercado empreendedor, sendo que a distância que nos separa é apenas as margens do Rio Paraná?, disse ele. 

O diretor do campus da Unesp em Ilha Solteira Marcos Eustáquio disse que a instalação de um parque tecnológico de engenharia para provocar o nascimento de novas empresas, é sonho de muitos pesquisadores daquela escola e acredita na possibilidade de sucesso da iniciativa.
Unindo forças 

O prefeito Edson Gomes já procurou o prefeito de Selvíria, seu vizinho do Mato Grosso do Sul, e propôs parcerias para que o incentivo fiscal que atrai indústrias para o outro estado, também beneficie seu município do lado paulista, oferecendo serviços de alta complexidade tecnológica. 

O empresário Antônio Gomes, dono de uma empresa privada de assessoria tecnológica, elogiou a iniciativa da prefeitura e disse que Ilha Solteira sempre foi município exportador de mão de obra especializada para construção de usinas hidrelétricas em todo país, graças à Companhia Energética de São Paulo que possui ali, um dos mais famosos e competentes laboratórios de engenharia civil do mundo. 

Essa semana, o diretor municipal de Desenvolvimento Jair Longo, por determinação do Executivo, esteve na Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde na companhia do professor Dionísio Paschoareli, representando a Unesp, foi recebido pelo coordenador da Secretaria Pedro Bombonato e sua assessora professora Margareti. Os representantes de Ilha Solteira também estiveram vendendo a idéia para Márcia Moura, vice-prefeita de Três Lagoas (MS) e Secretária de Desenvolvimento daquele município. 

Segundo Jair Longo, a vice-prefeita que é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, disse que a Engenharia de Produção que funciona em Três Lagoas, poderá ser parceira das faculdades da Unesp e servir de canalização do setor privados. Segundo ela, grandes empresas como a International Paper, Votorantim, Mabel, Metalfrio e Eldorado Celulose estão interessadas num projeto como esse de desenvolvimento através de Parque Tecnológico. 

Em São José do Rio Preto está em formação um parque tecnológico para área de biomedicina. Essa semana Jair Longo e Smaráglida estiveram em audiência com o Secretário Municipal de Planejamento de Rio Preto, Oswaldo José Bolçone que aceitou convite para oferecer apoio ao projeto de Ilha Solteira.

Autor: Assessoria de imprensa