Concurso OTEC de Eficiência Energética – Edição IBOPE – 2010

Projetado por Rino Levi, o edifício Paulo de Tarso Montenegro ocupado há 11 anos pelo IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística -, na alameda Santos, em São Paulo, será objeto da primeira edição do “Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes”, com inscrições abertas de 10 de agosto até 10 de novembro próximo. Os competidores – profissionais, estudantes e acadêmicos da construção civil – deverão propor soluções de projeto que equacionem a busca por eficiência energética na operação do prédio e o resgate histórico do projeto criado por um dos ícones da arquitetura brasileira. 

A OTEC, empresa de consultoria de sustentabilidade, idealizadora e realizadora do concurso, fornecerá o modelo representativo da situação atual e material gráfico aos participantes, para serem utilizados como referência técnica. Concederá, ainda, licença para utilização do software DesignBuilder, válida até o dia da entrega do projeto, além da oportunidade de visitar o prédio e entender melhor como é operado.
O conjunto das soluções propostas será inserido em um modelo de simulação que apontará o projeto mais eficiente. O vencedor, além do prêmio no valor de R$ 50 mil, poderá ser contratado pelo proprietário do edifício em parceria com o IBOPE para desenvolver o projeto executivo do retrofit. 

“O concurso pretende resgatar na arquitetura original elementos que demonstram a preocupação de Rino Levi com o conforto térmico do ambiente”, expõe David Douek, diretor de desenvolvimento da OTEC. Outro pré-requisito do concurso é que todas as equipes participantes sejam constituídas por, pelo menos, um arquiteto e um engenheiro – exigência que visa incentivar o trabalho integrado e multidisciplinar, marca da sustentabilidade. 

Segundo Douek, a utilização da simulação computacional de desempenho como ferramenta de medição das soluções propostas é um dos grandes diferenciais do concurso. “A simulação de eficiência energética consegue medir o impacto que cada uma das opções do projeto pode gerar no desempenho final do prédio. Com isso, os competidores poderão identificar as melhorias durante a elaboração das propostas”, completa. Os projetos finais incluirão a entrega dos modelos de energia, a serem desenvolvidos através dos softwares Design Builder ou Energy Plus. 

As inscrições vão de 10 de agosto até 10 de novembro de 2010 pelo site www.concursootec.com.br
A entrega dos projetos se estende até 28 janeiro de 2011. O evento de premiação será no dia 15 de abril. 

A Comissão Julgadora será formada, entre outros especialistas, pelos professores Roberto Lamberts, da Universidade Federal de Santa Catarina; Paulo Bruna; Antonio Carlos Mingrone, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; engenheiro Oswaldo Bueno, consultor e professor na Faculdade de Engenharia Industrial; e professora Maria Akutsu, responsável técnica pelo Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios – Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT. O modelo de energia será auditado pelo professor Alberto Hernandes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
O concurso tem o patrocínio da Brookfield Incorporações; do EuroCentro; e Walmart Brasil. Conta com o apoio institucional da Abesco; Abrafac; AFEAL; Câmara de Comércio Brasil–Alemanha; Consulado Britânico; GBC Brasil; Instituto Ethos; Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo; Secovi; e Sinaenco. Tem o apoio de mídia das revistas Finestra Brasil, Lumiére e Projeto Design, e do portal Engenharia e Arquitetura.

Depoimentos

“Em sintonia com a criação da etiquetagem predial da eficiência que deve se tornar obrigatória, a priori, até 2014, o “Concurso OTEC de Eficiência Energética para Prédios Existentes – Edição IBOPE 2010” é uma excelente oportunidade para estudantes, projetistas e acadêmicos testarem seus conhecimentos e apresentarem propostas inovadoras e surpreendentes”, afirma David Douek, diretor da OTEC.

“Aderimos à iniciativa da OTEC por estar de acordo com nossa preocupação de redução do consumo de energia. Depois, porque ficamos instigados diante das soluções que possam ser adotadas, das mais simples às mais complexas. E, finalmente, por seu caráter de fomentar entre os profissionais a busca pela eficiência energética nos edifícios existentes, como o nosso, e que será de grande utilidade para os facilities que atuam em grandes condomínios”, ressalta Rogério Cajado, diretor Executivo Corporativo do IBOPE, lembrando que o prédio consome, anualmente, mais de meio milhão de reais de energia.

“O ‘Concurso OTEC de Eficiência Energética para Prédios Existentes – Edição IBOPE’ 2010 poderá comprovar a possibilidade e viabilidade de tornar um imóvel construído em épocas que não havia interesse no tema, tão eficiente quanto prédios modernos já construídos com tal preocupação, e despertar interesse de executar projetos em outros imóveis, visando reduzir o consumo de energia elétrica que, sabemos, além da economia financeira traz benefícios para o meio ambiente. Finalmente, considerando os benefícios de uma melhor eficiência energética em nossos imóveis que são dedicados a renda, com certeza será bem avaliada pelos locatários na hora da escolha do prédio onde se instalar”, comenta Vitor Augusto Tuma Salomão, diretor da Simel Administração e Participações, empresa proprietária do edifício Paulo de Tarso Montenegro.

“A Brookfield Incorporações busca constantemente a criação de soluções inovadoras e de conceitos inéditos. Por isso, a empresa apoia iniciativas que promovam efetivamente o desenvolvimento do setor e a adoção de novas tecnologias que reduzam o impacto ambiental. O Prêmio, além de estar alinhado a essas questões, também incentiva a formação de novos profissionais atentos à importância da sustentabilidade na construção civil”, destaca Adriana Henriques Pusch, diretora de Marketing Institucional da Brookfield Incorporações,.

“Aproveitar a luz natural e proporcionar o máximo conforto ambiental, limitando a incidência da radiação solar nos ambientes é o desafio para otimizar a eficiência energética nos edifícios. O concurso OTEC nos oferece a oportunidade de mostrar que a combinação de micropersianas insuladas entre vidros duplos selados possibilita o máximo aproveitamento da luz natural; melhor distribuição da luz natural nos ambientes; conforto luminoso pelo ajuste gradual – manual ou automatizado – das lâminas. É, ainda, solução para excelente fator solar; isenção de manutenção e limpeza; uniformidade estética da fachada; integração dos componentes na esquadria. Além de ser solução totalmente nacional, realizada com tecnologias de última geração”, enfatiza Roberto Papaiz, diretor do EuroCentro.
“A sustentabilidade foi incorporada à estratégia de trabalho da empresa e, desde então, o Walmart Brasil vem investindo em programas e projetos voltados a este tema, sendo o desenvolvimento de lojas ecoeficentes parte deste trabalho. Nossas ações visam a redução dos impactos causados ao meio ambiente e um melhor relacionamento junto às comunidades onde estamos inseridos, desde a concepção de nossas unidades, passando pela construção, até a sua operação. Para isso, adotamos tecnologias que permitem o uso racional de energia, água e materiais, bem como o gerenciamento adequado dos resíduos que geramos e ações de conscientização de nossos associados, parceiros e clientes. Portanto, a iniciativa da OTEC de estabelecer esse concurso vai ao encontro daquilo que nós do Walmart acreditamos: é preciso colocar em prática atitudes mais sustentáveis para um mundo melhor, só assim nós poderemos garantir a disponibilidade de recursos naturais para as futuras gerações”, sublinha Anna Vicente, consultora de Sustentabilidade do Walmart Brasil.

SERVIÇO:

“Concurso OTEC de Eficiência Energética para Edifícios Existentes – Edição IBOPE 2010”
Inscrições: de 10 de agosto até 10 de novembro de 2010
Entrega dos projetos: até 28 janeiro de 2011
Evento de premiação: abril de 2011
Informações e inscrições: www.concursootec.com.br

Autor: Assessoria de imprensa