Prefeito vai suspender rodízio de veículos urbanos de carga em SP

O prefeito Gilberto Kassab anunciou na manhã desta quarta-feira (28) que vai suspender o rodízio dos VUC (Veículo Urbano de Carga) na cidade de São Paulo, das 10h às 16h, na zona máxima de restrição a caminhões, a partir da próxima segunda-feira (2). Contudo, ele incluiu três avenidas na área de restrições para caminhões grandes: avenida Jornalista Roberto Marinho, avenida dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, a mudança começa a valer na próxima semana, mas a fiscalização, com multas, só vai ocorrer depois que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) terminar de sinalizar as novas vias com restrições. Ele diz acreditar que o prazo máximo é de quatro semanas.

Kassab participou nesta manhã da abertura do Fórum sobre Transportes na sede do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) na zona norte de São Paulo. Ele agradeceu a compreensão de todos nesse período em que houve a restrição e disse que a suspensão da medida só foi possível porque o trecho sul do rodoanel foi inaugurado e houve a ampliação da marginal Tietê.

– A CET [Companhia de Engenharia de Tráfego] fez os estudos depois de concluídas essas obras para que pudéssemos ter certeza em relação ao acerto das medidas propostas.

A ZMRC (Zona Máxima de Restrição a Caminhões) foi ampliada para 100 km quadrados em junho de 2008. A área é um pouco maior que o centro expandido de São Paulo. Na época, além dessa mudança, os VUCs – caminhões de até 6,30 m de comprimento – passaram a obedecer a um rodízio que estabelecia o horário e os dias que esses veículos poderiam circular, alternando placas pares e ímpares.

Com o fim da restrição, eles podem rodar na ZMRC das 10h às 16h e também no horário já permitido das 21h às 5h. Esses veículos têm que se cadastrar na prefeitura. Em relação aos caminhões grandes, eles só podem entrar na área restrita das 21h às 5h. As exceções previstas na lei de 2008 continuam valendo.

Alguns dos serviços que são permitidos em horários pré-determinados são de coleta de lixo; Correios; feiras livres; mudanças; serviços de emergência; serviços públicos essenciais (como água e luz); retirada de entulho e transporte de caçambas; guinchos; transporte de valores, de produtos perigosos e de alimentos que estragam rapidamente.

O prefeito também adiantou que pode ampliar ainda mais a área de restrição, incluindo a marginal Tietê, depois que o trecho da Jacu-Pêssego, na zona leste, ficar pronto.

– Seria muito bom, mas não estamos afirmando que isso vai acontecer porque ainda não temos pesquisas e dados de análise que nos permita fazer essa afirmação.

O presidente do Setcesp, Manoel Sousa Lima Júnior, aprovou a suspensão do rodízio, mas criticou a restrição na avenida Bandeirantes e na marginal Pinheiros. Ele lembrou que, apesar do trecho sul do rodoanel ser principalmente destinado para caminhões, apresenta muitos problemas de segurança.

Ele contou que já entrou em contato com as empresas de telefonia celular para que aumente o número de torres replicadoras na região, o que permitirá um funcionamento correto do rastreamento do veículo. Lima Júnior ainda pediu o aumento do número de policiais patrulhando a estrada e mais iluminação.

Fretados

Em relação aos fretados, Kassab disse que não haverá tolerância. Pelo contrário, o prefeito afirmou que pretende ampliar a restrição aos veículos que fazem esse serviço e que as medidas estão sendo estudadas pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET.

– Não é justo que dois ou três milhões de paulistanos que utilizam esse transporte diferenciado, não desmerecendo eles, atrapalhem os outros nove milhões de habitantes da cidade.

Na última terça-feira, a regulamentação que delimitou a área que esses ônibus não podem circular completou um ano. A CET diz que a medida melhorou em 11% a fluidez do trânsito na cidade. Já os empresários do setor dizem que o serviço ficou mais caro com a mudança.

– O tempo mostrou que foi uma atitude acertada. Não vamos voltar atrás: vamos avançar.

Marginal Tietê

O secretário de Transportes afirmou também que a nova regulamentação da marginal Tietê, que prevê a redução de 90 km por hora para 70 km por hora na velocidade de veículos pesados na pista expressa, começa a valer a partir desta quarta-feira. Porém, a fiscalização com multa para as infrações deve ser feita só na próxima semana, de acordo com o secretário.

Além disso, a secretaria vai divulgar a restrição de circulação de motos também na via expressa, tanto no sentido que dá acesso à rodovia Castello Branco quanto no sentido da rodovia Ayrton Senna.

Autor: R7