Microcarros que nos impressionam até hoje

Microcarros podem ser os menores carros na estrada, mas seu complexo napoleônico muitas vezes os levam a grandes feitos de design e engenharia. Aqui estão carros que simbolizam tudo o que achamos de incrível sobre quatro rodas no menor espaço possível. 

O microcarro normalmente nascia de uma necessidade política ou prática, ao invés da vontade e criatividade de um engenheiro, mas graças a seus recursos limitados, geralmente são os veículos mais elegantes nas ruas. Um bom exemplo é o Isetta, com seu motor traseiro e porta dianteira. A necessidade era a situação da Europa após a Segunda Guerra Mundial, e a criatividade veio no projeto e execução do carro.

Com suas dimensões reduzidas e suas rodas parcialmente cobertas, o Metropolitan tinha um visual levemente cômico. Com uma grande abertura para a grade e faróis grandes de circulares, o carro se parecia com um rato assustado, se esquivando das barcas sobre rodas que dominavam o mercado norte-americano na época. Era equipado originalmente com um quatro cilindros de 1,2 litros, substituído mais tarde por um 1.5.

O Crosley Super Sport (nenhuma relação com o Veyron SS, ou o Opala) foi lançado em 1949, tinha um motor de 721 cilindradas capaz de entregar 26,5 cv e máxima próxima dos 124 km/h. O carro era equipado com freio a disco nas quatro rodas, característica pouco comum na época. Infelizmente, esses freios foram projetados para pequenas aeronaves; qualquer partícula maior na pista podia travar os freios. Mais tarde foram substituídos por tambores. O modelo parou de ser fabricado em 1952. 

O F-4 surgiu em 1933 com três rodas, uma maneira de baixo custo para motorizar o público britânico, ao mesmo tempo em que evitava os impostos para carros ao posar de motocicleta. Tinha uma carroceria 2+2 – para que talvez as crianças pudessem ir junto – e um motor Ford capaz de 36 cv.

Autor: Jalopnik