Leilão do trem-bala será realizado em 16 de dezembro

O leilão do trem de alta velocidade (TAV), o trem-bala que interligará as cidades do Rio de Janeiro de São Paulo e Campinas, será realizado no dia 16 de dezembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Ministério dos Transportes, momentos antes da cerimônia de lançamento do edital da licitação .

Maior obra do PAC, a construção do trem-bala começará no próximo governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser possível que o trem esteja circulando em 2016, ano das Olimpíadas.

– Vivemos em um país que faz sol. Podemos trabalhar em três turnos, sábado e domingo para podermos encerrar essa obra até lá – disse Lula.

Vence a licitação para a construção e a operação do trem-bala o consórcio ou empresa que oferecer menor valor de tarifa. O preço inicial é de R$199,73.

“O governo vem trabalhando de forma intensa nos últimos quatro anos. Ele não é um projeto para a Copa de 2014, ou para um evento específico. É um projeto para o Brasil”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes, Bernardo Figueiredo, ao discursar durante o evento.

Figueiredo ressaltou que, embora a tecnologia do TAV não seja dominada no Brasil, ela já é bastante difundida no exterior. Ele esclareceu ainda que o processo de licitação se deu de forma transparente. Este aspecto, segundo ele, foi decisivo para despertar interesse de diferentes empresas no mundo.

Os consórcios internacionais interessados em participar do edital terão até o dia 29 de novembro para entregar os envelopes contendo a documentação da pré-qualificação e a proposta econômica. Estão previstas ainda reuniões de esclarecimentos abertas aos empreendedores nos dias 2 de setembro e 27 de outubro na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo.

Ainda hoje, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinará a mensagem de envio ao Congresso do projeto de lei que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (ETAV).

Autor: Valor Econômico