A bomba de combustível do futuro

Hidrogênio é considerado por muitos como o substituto natural dos combustíveis fósseis. Mas você sabia que ele gasta mais energia para ser obtido que a energia por ele produzida? A Honda espera solucionar este problema, aproveitando a energia solar. 

Para viabilizar o seu automóvel movido a hidrogênio, o FCX Clarity, a Honda apresentou uma estação de recarga (ou posto de combustível) conceito, com um painel solar energizando o equipamento que separa as moléculas de água. 

A bomba foi projetada para ser instalado nas residências, mas seu tamanho atual – com painéis que ocupam uma área duas vezes maior que o próprio carro – preocupa. Por outro lado, não representa um risco de sobrecarga no fornecimento e produção de energia elétrica, algo que preocupa caso os elétricos se popularizem subitamente.

Visto como o substituto ideal aos combustíveis atuais por pessoas como James May, por não alterar a maneira como utilizamos os carros – o tanque é abastecido rapidamente quando necessário, sem recargas demoradas – o hidrogênio tem como empecilhos a criação de uma estrutura para reabastecimento e o preço tanto do combustível quanto dos sistemas para utilizá-lo. A Honda já opera o FCX Clarity de forma experimental, via leasing, mas não divulgou datas nem preço para a estação de recarga. 

Veja vídeo.

Autor: Jalopnik