Área comercial e de engenharia lideram vagas em maio, diz pesquisa

Para consultoria, abertura de vagas deve acirrar disputa por talentos.
Segundo levantamento, 3.268 novas vagas foram criadas no mês passado.

Pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos levantou as dez áreas que mais abriram posições no mês de maio. De acordo com levantamento da consultoria, 3.268 novas vagas foram criadas no mês passado.

Entre elas, 14% foram na área comercial; 12% em engenharia; 8% no setor administrativo; 7% das posições em tecnologia da informação; 6% na área financeira; 5% em recursos humanos; 5% na área industrial; 4% em logística; 4% em ciências contábeis e 3% em marketing.

De acordo com a pesquisa, em maio, as empresas investiram e contrataram ainda mais. Foram 545 posições a mais do que em abril, quando haviam sido abertas 2.723 novas vagas. Em comparação ao mesmo período dos últimos três anos, o crescimento foi de 58,64% em relação ao ano passado, de 17,46% em comparação a 2008 e de 17,68% em relação a 2007.

Para Hélio Terra, Presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, as projeções de abertura de vagas são ainda mais acentuadas para os próximos meses, o que deve acirrar a disputa por talentos. “Esse é o momento de os profissionais que estão na zona de conforto avaliarem novos rumos para suas carreiras”, alerta.

Graduações mais requisitadas 

Com 22,46% das vagas, os profissionais de engenharia lideraram o ranking dos profissionais mais requisitados pelo mercado. Além de engenharia, as cinco graduações que também se destacaram foram administração, com 13,45%; ciências contábeis, com 6,54%; economia, com 3,72%; propaganda/publicidade e marketing, com 2,52%; e psicologia, com 2,30%.

O levantamento da Ricardo Xavier Recursos Humanos abrange São Paulo (capital e Grande SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). As que mais abriram oportunidades em maio foram São Paulo (59%), Salvador e Porto Alegre, com 9% cada, Belo Horizonte e Campinas, com 8% cada, Curitiba (4%) e Rio de Janeiro (3%).

Autor: G1