Montadoras chinesas apostam nos elétricos

Quem acredita no sucesso dos carros elétricos no futuro tem mais um forte argumento a favor caso resolva fazer alguma aposta: durante o salão do automóvel de Pequim, algumas das principais montadoras chinesas demonstraram carros elétricos praticamente prontos para entrar em vendas.

Um dos destaques do salão, que termina dia 2 de maio, é o Geely Nanoq (palavra em inuit,língua dos esquimós, para urso polar), um carro elétrico de alto desempenho pensado para o mercado norte-americano. O Nanoq chega a 130 km/h, com autonomia de 200km.

Além disso, a Geely apresentou no Salão de Pequim seis modelos movidos à energia alternativa. Alguns chegam já no ano que vem. A fabricante ganhou relevância na indústria automobilística mundial ao comprar a Volvo Cars da Ford por US$ 1,8 bilhão.

A Dongfeng Motor exibiu na feira o I-Car, um protótipo elétrico cujo destaque é o painel futurista com comandos em uma tela sensível ao toque. Já a BYD trouxe o luxuoso e6, com início de vendas previsto para este ano.

Enquanto isso, em outra mega-feira na capital chinesa, a World Expo, quem brilhou foi o protótipo Ye Zi (Leaf). Desenvolvido pela Shanghai Automotive Group (Saic), parceira da General Motors e da Volkswagen na China, o carro parece um louva-deus sobre rodas, com teto saliente em forma de folha, que suporta os painéis solares e pequenas turbinas eólicas sobre as rodas

Autor: Depois da roda