Geografia vista a partir de centenas de quilômetros no espaço

Palm Island, Dubai, Emirados Árabes Unidos 

Esta imagem de satélite Ikonos foi coletada em 16 de julho de 2004. A imagem mostra esta ilha artificial que se encontra ao largo da costa de Dubai, no Golfo Pérsico. A ilha está sendo construída a partir de 80 milhões de metros cúbicos de terra dragada do canal de acesso do Emirado de Jebel Ali Port. Este resort terá 1.200 unifamiliares e 600 residências multi-familiares, um parque de diversões aquáticas, shopping centers e cinemas, entre outras coisas. 

Grande Pirâmide de Gizé, Egito 

A imagem da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, foi coletada pelo QuickBird em 2 de fevereiro de 2002. Estima-se que a Grande Pirâmide foi construída por volta de 2650 a.C, e foi erguida como uma tumba para o faraó egípcio Quéops, da quarta dinastia. Após a conclusão da sua construção, a Grande Pirâmide estava 145,75 metros de altura, e ao longo dos milênios perdeu cerca de 10 metros em cima. Foi considerada a estrutura mais alta na Terra há mais de 43 séculos.

Cataratas do Niáraga 

Isso mostra o rio Niagara, que liga o Lago Erie ao lago Ontário, serpenteando em torno Goat Island, no canto inferior esquerdo da imagem completa. A maior parte cai no rio de água sobre o canadense Horseshoe Falls, mas alguns salpicos de água são desviado mais para a American Falls e Bridal Veil Falls. A cada segundo, há a queda de mais de dois milhões de litros de água, criando uma das maiores cachoeiras do mundo. A imagem foi feita em 2 de agosto de 2004. 

Tsunami atinge a costa do Sri Lanka 

Imagem de satélite QuickBird foca a costa sudoeste de Sri Lanka. A foto foi coletada em 26 de dezembro de 2004, às 10:20 hora local, um pouco menos de quatro horas depois do terremoto e logo depois do momento do impacto do tsunami. 

Ground Zero, em Nova York 

A imagem do satélite Space Imagings Ikonos mostra Manhattan, Nova York, às 11h43, em 12 de setembro de 2001. A imagem mostra uma área de cor branca e cinza-pó colorido e fumo no local onde estavam as torres do World Trade Center. 

Grand Canyon 

As imagens foram capturadas pelo Multi-angle Imaging Spectroradiometer (MISR) em 31 de dezembro de 2000. Além do próprio Grand Canyon, que fica visível na parte oeste (baixo), as outros detalhes da imagem mostram Lake Powell, à esquerda, e Humphreys Peak e Sunset Crater Monumento Nacional à direita. A Cratera de Meteoro aparece como uma pequena depressão escura com um aro brilhante, e só é visível ao longo do lado superior direito borda. 

Malosmadulu atóis, Maldivas 

Atóis do Norte e do Sul Malosmadulu estão nas Maldivas, uma ilha no norte da República do Oceano Índico, a sudoeste da Índia. As Maldivas são constituídas por uma cadeia de 1.192 pequenas ilhas de coral, que são agrupadas em conjuntos de atóis. Tem uma área total de 298 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 330.000. A elevação média é de apenas 1 metro acima do nível do mar. A imagem foi adquirida em 22 de dezembro de 2002, e está centrada perto de 5,3 graus de latitude Norte, 73,9 graus de longitude oeste. 

Ayers Rock (Uluru), Austrália 

Esta imagem de satélite OS IKON de Ayers Rock foi coletada em 17 de janeiro de 2004. Ayers Rock está localizado no Parque Nacional Kata Park, a 450 km sudoeste de Alice Springs, Austrália. É o maior monólito do mundo, um local sagrado aborígine e mais famoso marco natural da Austrália 

Arca de Noé Site? 

É ou não é? As imagens de satélite do Monte Ararat, na Turquia têm apontado para um possível avistamento da Arca de Noé. Decida você mesmo! Compare esta imagem tomada pela Digital Globe, em 10 de setembro de 2003, com Shamrock – A imagem Corporation Trindade. Além disso, observe que a sua imagem é invertida. 

 Rio Nilo 

Esta imagem do rio Nilo foi capturada pela câmera do nadir MISR em 30 de janeiro de 2001. Contra o deserto árido do nordeste da África, o fértil vale do rio Nilo corre para o norte através do Egito. A cidade do Cairo pode ser vista como uma mancha cinzenta, onde o rio alarga-se em seu amplo leque-delta. O Nilo deságua no Mar Mediterrâneo (em cima) as águas estão rodando com a cor, provavelmente uma mistura de sedimentos, matéria orgânica, e eventualmente a vida das plantas marinhas. Mais a oeste, a cor azul da água está provavelmente com menos sedimentos organicamente ricos, talvez seja areia. 

 Luzes na Terra 

Esta imagem das luzes na Terra foi capturado em 19 de outubro de 2000 com dados da Defesa Meteorological Satellite Program (DMSP) Operational Linescan System (OLS). As áreas mais brilhantes da Terra são as mais urbanizadas, mas não necessariamente as mais populosas. As cidades tendem a crescer ao longo das costas e das redes de transporte. Nos Estados Unidos, o sistema rodoviário interestadual aparece como uma treliça ligando os pontos mais brilhantes do centro da cidade. Na Rússia, a ferrovia Trans-Siberiano é uma fina linha que se estende desde Moscovo através do centro da Ásia para a Vladivostok. O rio Nilo, a partir da Barragem de Assuão para o Mar Mediterrâneo, é uma outra discussão brilhante em uma outra região escura. 

Mount St. Helens, Washington 

Em uma expedição da Estação Espacial, os astronautas observaram e capturou esta imagem detalhada da caldeira do vulcão cimeira. No centro da cratera fica uma cúpula de lava que está 876 metros acima do chão da cratera e tem cerca de 3.500 metros de diâmetro. A cúpula começou a se formar após a erupção do Monte Saint Helens em 18 de maio de 1980. Depois da erupção, há mais de uma década não acontecem erupções. A iluminação são características do fluxo vulcânico e de detritos. Os vales íngremes pela erosão no material livremente consolidado perto do cume. Esta foto foi tirada em 25 de outubro de 2002. 

Autor: Instituto de Engenharia