A primeira usina do País que vai produzir energia com as ondas do mar

O primeiro projeto para produzir energia por meio das ondas do mar já tem licença para instalação. É uma ideia pioneira no País e considerada de baixo impacto ambiental.

A usina será instalada nas ondas do Ceará. A previsão é de que o projeto seja concluído até o final do ano no Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT), em Fortaleza. A usina deverá ocupar uma área de 200 metros quadrados no quebra-mar do terminal (foto). A expectativa é produzir 100 KW, suficiente para ser aproveitada pelas instalações do Porto do Pecém.

A fonte de energia é limpa, já que não há necessidade de represar água, como no caso das hidrelétricas. Além das ondas do mar, outras formas de gerar energia limpa é por meio das eólicas (força do vento), cada vez mais disseminadas no País, e da energia solar.

A usina do Ceará foi projetada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escolha do estado foi em virtude das ondas serem mais regulares.

Na invenção nacional, as oscilações do mar movimentam bombas hidráulicas, impulsionando a água de um reservatório também para girar uma turbina.

Autor: Clic RBS