Lula assina criação da Universidade de Integração Latino-Americana

O presidente Lula sancionou decreto que cria a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). A instituição, com sede em Foz do Iguaçu (PR), terá alunos e professores vindos de 15 países da América Latina, que se dedicarão a estudar temas pertinentes à integração do continente.

Com sede provisória no Parque Tecnológico de Itaipu, a universidade deve começar as atividades já no segundo semestre deste ano, com a abertura de mil vagas – 500 para estudantes brasileiros e 500 para estudantes de países latino-americanos. Os estudantes brasileiros serão selecionados pela nota do Enem. Para os outros países, será criado um processo seletivo específico. Os professores serão contratados via concurso público no Brasil, e via seleção internacional para docentes de outros países. 

De início, deverão ser contratados 100 professores. A meta da Unila é ter 10 mil estudantes de graduação até 2015. 

É a 13a universidade criada no governo Lula. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, esteve na cerimônia de assinatura do decreto e vê uma característica inédita nessa expansão de universidades brasileiras. “A Unila, como a Universidade da Amazônia e a Universidade Luso-Afrobrasileira, representa uma concepção inédita, movida por novos referenciais acadêmicos, interdisciplinares e com vocação regional e global”, afirma o reitor. “Todas elas se organizam sob um princípio de soliedariedade de povos e de culturas”.

O projeto pedagógico da Universidade da Integração Latino-Americana ainda não está pronto, mas deve ser concluído em fevereiro. O trabalho é feito por uma comissão de implantação, presidida pelo professor Hélgio Trindade. Ele deve ser apontado como reitor pro tempore da instituição.

A Unila pretende oferecer os seguintes cursos de graduação:

Sociedade, Estado e Política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; História e Direitos Humanos na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Economia, Integração e Desenvolvimento; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Ecologia e Biodiversidade, Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Engenharia Civil – ênfase em infraestruturas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Direito Internacional Comparado; Saúde Coletiva; Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço; Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Educação, Tecnologia e Integração; Licenciaturas: Ciências da Natureza, Interculturalidade e Integração, Esporte, Meio Ambiente e Políticas Sociais, Políticas Lingüísticas Latino-Americanas – com distintas ênfases.

Autor: UnB Agência