A construção do metrô de Paris

Terceiro maior sistema de metropolitano da Europa Ocidental, após o Metropolitano de Londres e o Metropolitano de Madrid, o metrô de Paris tem 213 km de linhas com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e outra é de aproximadamente 300 m. A linha 14 do sistema é completamente automática, ou seja, não tem motorista de cabine. Um único preço de passagem é aplicado em todos os horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas. 

A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial. 

As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metropolitano parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tarde tornou-se parte do sistema metropolitano londrino. 

Uma segunda empresa, a Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a “primeira linha 14” foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou um novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).
Segundo dados de 2007 da RATP, a utilização diária do Metropolitano de Paris cifra-se em 5 milhões de pessoas. 

Veja abaixo a apresentação com fotos da construção no final do século XIX e começo de XX do metrô de Paris.

arqnot2951.pps

Autor: Instituto de Engenharia