Sonda Rosetta completa sobrevoo pela Terra para ganhar impulso

A sonda europeia Rosetta sobrevoou a Terra  utilizando a gravidade do planeta para ganhar velocidade e ir mais longe no espaço, ao encontro de um cometa em 2014.

Às 7h45 GMT (5h45 de Brasília), Rosetta passou pelo ponto de seu trajeto mais próximo da Terra, segundo o centro de operações da Agência Espacial Europeia (ESA) em Darmstadt (Alemanha).

A sonda sobrevoou o Oceano Índico ao sul da ilha indonésia de Java a 2.500 km de altitude e com uma velocidade de 48 mil km/h. 

Lançada em 2 de março de 2004, Rosetta, que percorreu quase 4,5 bilhões de quilômetros em várias voltas ao redor do Sol, já havia utilizado em outras três ocasiões a ajuda gravitacional de um planeta para modificar sua velocidade e trajetória.

Em março de 2005 e novembro de 2007 se aproximara da Terra e em fevereiro de 2007 sobrevoou Marte.
A sonda passou sobre a Terra a uma velocidade de 13,3 km por segundo, ou seja, 47,8 mil km/h. A ajuda da gravidade tinha o objetivo de aumetar a velocidade da nave em 3,5 km/s (12.960 km/h) para que seguisse a viagem em torno do Sol.

Em maio de 2014, pouco mais de dez anos depois do lançamento, Rosetta deve se encontrar com seu objetivo final, o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, sobre o qual lançará um módulo científico que analisará a composição da rocha em busca de pistas sobre o passado do Sistema Solar.

Autor: Folha de S.Paulo