Poli-USP e IPT criam código de práticas recomendadas para alvenaria de vedação de blocos cerâmicos

A Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) desenvolveram um código de práticas recomendadas para a execução de serviços de alvenaria de vedação com blocos cerâmicos. O código aborda todas as etapas do processo, da concepção à manutenção do sistema e traz os seguintes temas: seleção de materiais; projeto (coordenação modular, estabilidade e resistência, compatibilização com outros elementos, juntas, ligações, fixações, reforços, etc.); execução (estocagem, preparo das argamassas de assentamento, marcação, elevação, colocação de esquadrias, embutimentos, etc.); controle da qualidade e recebimento; uso e manutenção; e garantias e responsabilidade, além de bibliografias de referência.

O objetivo das instituições é desenvolver diversos outros códigos de tecnologias consagradas no Brasil para padronizar o projeto e execução dos sistemas em todos os agentes da cadeia produtiva. “A escolha da alvenaria de vedação de bloco cerâmico se deu pelo engajamento dos produtores dos componentes no processo e por ser uma tecnologia de uso corrente pelo país”, explica Francisco Ferreira Cardoso, professor da Poli-USP. A experiência contou com a participação de representantes de instituições de ensino e pesquisa, de associações e de sindicatos, organizações públicas como a Caixa e a CDHU, além de empresas projetistas e que executam obras de alvenaria.

A publicação será lançada no dia 24 de novembro. “Mais do que para lançar a publicação, esse evento servirá para discutir a proposta de funcionamento institucional e operacional do que pode vir a ser o Sincop (Sistema Nacional de Códigos de Práticas), permitindo a continuidade dos trabalhos em torno da ideia da produção e difusão dos Códigos de Práticas Recomendadas, já como uma ação compartilhada pelos agentes da cadeia produtiva”, afirma Cardoso.

Para o professor, a unificação dos procedimentos representará um grande ganho para todos os agentes envolvidos, além de melhorar a competitividade do setor e a obtenção de produtos de melhor desempenho. “Espero que se iniciem, de imediato, ações semelhantes, de forma paralela e coordenada, baseadas na ideia”, finaliza Cardoso.

Após seu lançamento, o código de práticas recomendadas sobre alvenaria de vedação de blocos cerâmicos poderá ser acessado no site do Habitare, em www.habitare.org.br. O projeto piloto foi financiado pelo Habitare (Programa de Tecnologia de Habitação), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Autor: PINIWeb