Obra de elevação de linha férrea avança na região de Manguinhos (RJ)

Os pórticos e pilares que sustentarão a linha férrea da estação Manguinhos, no Rio de Janeiro, já começaram a tomar forma. O viaduto que sustentará a nova linha férrea terá, ao todo, 46 pilares isolados (23 pares) e 44 pórticos (22 pares) ao longo dos seus 2 km de extensão. “Nós já estamos com aproximadamente 80% dos pórticos concretados e 30% dos pilares executadas”, conta Carlos Eduardo Magalhães, gerente de obras do PAC Manguinhos. 

Segundo ele, os pilares e pórticos estão sendo construídos in loco e somente as vigas são pré-moldadas. “Devido à altura dos pilares e pórticos, que chegam a 10 m, a concretagem tem de ser feita em três etapas. No caso dos pórticos, especialmente, cada um possui duas vigas protendidas, essas pré-moldadas”, conta Magalhães. Tanto os pilares quanto os pórticos possuem fundação em estaca raiz com diâmetro de 410 mm.

Segundo o gerente de obras do PAC Manguinhos, a maior dificuldade da equipe foi executar a obra sem interromper a linha existente. “Tivemos de, inicialmente, remanejar a via férrea existente num trecho de 2 km, colocando dois aparelhos de mudança na linha, para executar a estrutura do viaduto. E depois, fazer o caminho contrário”, explica Magalhães. 

A próxima etapa da obra é a execução da laje para que se possa montar a via férrea. “Depois que a estrutura e os trilhos estiverem instalados no viaduto, teremos uma etapa de energização e sinalização da via e só então poderemos transferir a via existente para a nova e iniciar as obras do parque linear”, explica Magalhães.

A obra faz parte do PAC Manguinhos e pretende integrar as comunidades hoje divididas pela via no nível do terreno. O projeto ainda prevê a construção de um parque linear, com campos de futebol, quadras poliesportivas, pistas de skate, áreas de recreação infantil, quiosques, praças de convivência, bicicletário e ciclovia. O projeto é do arquiteto Jorge Jauregui.

A previsão é de que as obras, executadas pelo Consórcio Manguinhos, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez, EIT e Camter, referentes à via férrea e ao parque linear, sejam concluídas no fim de 2010. 

Outras obras

O PAC Manguinhos inclui, além da elevação da linha férrea, uma série de outras obras. Entre elas, escolas, creches, parque aquático, biblioteca, Centro de Referência da Juventude, Centro de Geração de Renda e Centro de Apoio Jurídico. Além disso, também serão construídas mais de 1,5 mil unidades habitacionais na região.

Autor: PINIWeb