Bruno Contarini é o Profissional de Destaque do Prêmio PINI 2009

Francisco Graziano, Sonia Freitas e Bruno Contarini

Calculista de algumas das estruturas mais arrojadas de Oscar Niemeyer, o engenheiro foi reconhecido pela carreira marcada pelo desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras

O engenheiro Bruno Contarini, 75 anos, foi homengeado com Prêmio PINI 2009 por seu papel como projetista e/ou responsável técnico por algumas das obras mais destacadas do País. A cerimônia foi realizada no dia 20 de outubro (terça-feira), durante um coquetel que acontece logo após o Seminário “Tecnologia e Sistemas Construtivos para o Segmento Residencial”, no Construtech, em São Paulo. 

O engenheiro, reconhecido como Profissional de Destaque pela premiação, projetou estruturas que se tornaram objeto de estudo para as gerações seguintes, grande parte delas em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer. Esse é o caso do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília (DF), e do Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ). 

Formado em 1956 na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Contarini foi o responsável técnico pela construção da Ponte Rio-Niterói, onde atualmente cerca de 140 mil veículos circulam diariamente. Durante a obra, que ocorreu ao longo da primeira metade dos anos 1970, esteve à frente de uma equipe que chegou a contar com 130 engenheiros e 10 mil operários. Com um vão em viga reta de 300 m de extensão, a ponte introduziu uma série de inovações. Pela primeira vez foi utilizada a tecnologia de ilhas flutuantes com equipamentos de perfuração de tubulões.

Bruno Contarini foi calculista de algumas das estruturas mais arrojadas de Oscar Niemeyer, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ) 

Além de trabalhos realizados em diferentes cidades brasileiras, Contarini também tem projetos no exterior. Na Argélia, onde viveu por mais de uma década, viabilizou o complexo projeto de Niemeyer para a Universidade de Constantine e comandou diversas obras de infraestrutura com concreto protendido. Já na Itália, projetou a estrutura do edifício-sede da editora Mondadori, em Milão. 

Entre os trabalhos mais recentes de Bruno Contarini destacam-se as estruturas do Estádio Olímpico João Havelange e da Cidade da Música, esse último em parceria com o engenheiro Carlos Fragelli (Beton Engenharia), ambos no Rio de Janeiro. 

O vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia, Sonia Freitas, compareceu ao evento. Na foto, ela com Bruno Contarini (à dir.), e Francisco Graziano, que fez a entrega do prêmio. Graziano, inclusive, ministrará uma palestra no Instituto de Engenharia, no próximo dia 22, sobre Abordagem não determinística e não estática na análise de pórticos ensaiados em túnel de vento – Estudo de caso.

Para inscrição e informações sobre a palestra, clique aqui.

Autor: PINIWeb