Extenso acordo com empresa ferroviária desafogará rodovias

O escoamento de grãos no mercado brasileiro ganhará um novo reforço a partir da próxima safra – março de 2010. A Multigrain acertou um contrato com a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) para o transporte de seis milhões de toneladas de soja e milho nos próximos cinco anos.

A parceria beneficiará a indústria ferroviária brasileira, já que demandará a modernização da malha e, ainda, a construção e reestruturação de vagões e locomotivas, respectivamente. Mas trará vantagens principalmente para a questão da logística rodoviária, já que, em média, 2,3 mil caminhões deixarão de circular pelas estradas e rodovias no País.

Para Marcello Spinelli, Diretor-presidente da FCA, “trata-se de uma parceria estratégica que permitirá o desenvolvimento das regiões produtoras e o atendimento às demandas futuras”, ressaltou.

“Hoje temos um gargalo de logístico no País, e no agronegócio isso não é diferente. Então todo o investimento que vem para ampliar a capacidade do escoamento dos produtos agrícolas é muito importante para a cadeia logística para que possamos ter competitividade no produto de exportação”, considerou André Ravara, Gerente de Agronegócio da FCA.

Novos vagões

O contrato, segundo as empresas, exigirá a construção de 300 vagões graneleiros, que ficará a cargo da MRC (Mitsui Rail Capital), que alugará as unidades para a Multigrain realizar o transporte dos produtos agrícolas.

Os equipamentos já começaram a ser construídos no Brasil e devem ficar prontos no primeiro trimestre de 2010. A FCA aprimorará ainda a sua malha com a modernização necessária dos terminais ferroviários, já que estes receberão trens maiores, a partir do próximo ano.

“Investimentos de infraestrutura farão com que aumente a nossa capacidade e, consequentemente, haja mais competitividade do produto brasileiro no exterior”, observou Ravara.

Ele explicou que será feita “basicamente a ampliação dos pátios ferroviários para que os trens tenham mais agilidade. A parte da FCA na modernização da malha abrange os pátios e novas locomotivas – melhoria das atuais e compra de novas. Até março de 2010, os pátios já estarão prontos, as locomotivas compradas ou repotenciadas e os vagões construídos”, disse.

Conforme relatou, o contrato possibilitará um incremento de 50% no volume de grãos transportados atualmente para a Multigrain. Embora tenha mencionado o aumento de capacidade, a FCA não revelou o ganho em faturamento com o novo contrato.

No primeiro semestre deste ano, a companhia movimentou 21,7% mais carga que o mesmo período do ano passado, quando foram transportadas 2,3 milhões de toneladas. O saldo das operações em 2008 foi de 4,5 milhões de toneladas de grãos.

Atualmente, a FCA transporta, além de grãos, combustíveis, açúcar, cimento e produtos siderúrgicos.

Autor: Webtranspo