Projetos de MDL geram 3.557 megawatts

capacidade total de geração de energia das atividades de projeto no âmbito do mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) já aprovados no Brasil 3.557 megawatts, correspondentes ao de uma grande hidrelétrica. Hidrelétricas de médio porte, com 1.290 MW, lideram nesse segmento, seguidas da cogeração com biomassa, com 1.211 MW e pelas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com 807 MW.
As atividades de MDL estão previstas no Protocolo de Kyoto, que busca evitar ou reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento global e as mudanças climáticas. Cada tonelada de gás estufa evitada dá direito a um crédito de carbono, que normalmente é comprado por países desenvolvidos que têm metas obrigatórias de redução de emissões.

Dos 416 projetos nacionais, 48,8% referem-se a energia renovável, 9% a aterro sanitário, 10% A troca de combustível fóssil e 16,1% a suinocultura, que busca evitar a liberação de gás metano das lagoas de dejetos. Uma tonelada de carbono evitada está cotada em torno de 12 euros.

Autor: Terra