Ozires Silva recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unesp

Alcides Padilha, então diretor da Faculdade de Engenharia de Bauru, Ozires Silva e Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reitor

A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Ozires Silva, no dia 21, tingiu o anfiteatro Guilherme Ferraz, no campus de Bauru, de azul, verde, vermelho, amarelo entre outras cores, símbolo dos cursos ali representados pelos membros do Conselho Universitário presentes. Participaram ainda docentes e funcionários do campus, além de autoridades civis e militares, lideranças empresariais e familiares. 

O ineditismo foi a marca desta solenidade, pois o título concedido a Ozires Silva é o primeiro do gênero no Brasil em seu currículo. Ele tem a mesma honraria somente da universidade da Irlanda. A iniciativa partiu da diretoria da Faculdade de Engenharia (FE), e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho no dia 27 de agosto. 

O diretor da FE, Alcides Padilha, ressaltou, em seu discurso, os motivos que levaram a FE a indicar o nome de Ozires Silva ao título, e destacou o seu empreendedorismo e a capacidade de realização. Padilha finalizou agradecendo a dedicação dele em favor de um Brasil digno.
Ozires em seu discurso de agradecimento fez uma síntese de sua vida profissional, seus projetos e sonhos, que hoje são se tornaram parte da história do país. “Devo ao Brasil tudo o que consegui. Uma educação completa proporcionada pela escola pública de qualidade, e que foi capaz de me dar um impulso decisivo,” disse. 

Nas suas reflexões finais Ozires afirmou que nenhum país está sozinho, há uma interdependência da indústria mundial que mostra competição mas, também, cooperação. “Temos de criar a competência nacional para negociar agora em escala global. São as novas regras do desenvolvimento humano neste século XXI e, disso surge a nossa responsabilidade como pais e educadores obrigando-nos a nos empenhar para, através da educação, formar cada brasileiro e torná-lo capaz de vencer no mundo global, ou seja, um vencedor.”

Autor: Assessoria de imprensa Unesp