Mercado de trabalho de engenharia cartográfica está em ascensão

É o que afirma a coordenadora do curso na UFPE, Andréa Carneiro; profissional atua em posicionamento e medições precisas para instituições públicas e empresas privadas

Um curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é pouco conhecido, mas oferece muitas vagas no mercado de trabalho para quem se forma – é a engenharia cartográfica. Esse profissional é mais conhecido pelo trabalho de medição precisa para a elaboração de mapas, mas seu campo de atuação é mais amplo.

“O engenheiro cartógrafo trabalha com tudo que diz respeito à posicionamento. Hoje é fácil explicar pelo amplo uso do GPS, no carro, no celular. O cartógrafo faz as medições que vão gerar os mapas”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Cartográfica da UFPE, Andréa Carneiro.

“Além disso, o profissional trabalha com posicionamento de alta precisão de máquina em indústrias, de arquitetura em uma fachada de interesse histórico, ou seja, tudo que tem a ver com medição”.

De acordo com ela, o avanço da tecnologia gerou uma demanda muito grande de engenheiros cartógrafos. “Só existem seis escolas só no Brasil e não tínhamos mapas suficientemente detalhados”, diz a professora. “Por isso neste ano resolvemos oferecer vagas independentes do unificado das engenharias e a oferta a partir do segundo ano no turno da noite”.

Outra característica chama atenção para a área: o mercado de trabalho está em ascenção, garante Andréa Carneiro. “Hoje temos vagas em grandes instituições públicas de planejamento e precisão de localização, grandes empresas de engenharia contratam os cartógrafos para orientar seus projetos. Grandes projetos precisam de mapas”, conclui.

Autor: Pe360graus.com