NA MÍDIA – Ministro da Educação receberá Instituto de Engenharia e Escolas para discutir troca de nomenclatura

O presidente do Instituto de Engenharia e representantes de Escolas de Engenharia serão recebidos pelo Ministério da Educação (MEC) na próxima quinta-feira dia 6 de agosto, para tratar do reagrupamento das denominações dos cursos de graduação de Engenharia.
A reunião foi solicitada, após pedido das instituições de ensino superior, para que o Instituto de Engenharia se juntasse à classe com o objetivo de discutir o assunto com o MEC, já que a resolução afeta a grade curricular e o futuro do profissional.

Segue abaixo manifesto redigido pelo Instituto de Engenharia e pelas instituições educacionais

MANIFESTO DA ENGENHARIA

INSTITUIÇÕES DO ENSINO E DA PROFISSÃO REIVINDICAM PARTICIPAR DO REAGRUPAMENTO DAS DENOMINAÇÕES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ENGENHARIA

O Instituto de Engenharia e as Instituições de Ensino abaixo relacionadas, diretamente envolvidas com ensino e a profissão de Engenharia no Brasil, ante a iniciativa do Ministério da Educação, em realizar consulta pública para o reagrupamento de 258 denominações diferentes para as graduações de Engenharia, vem respeitosamente solicitar dilatação do prazo para o encerramento da consulta até o dia 30 de setembro do corrente.

Nossa solicitação é fundamentada no fato de que o prazo exíguo para as manifestações dos interessados ocorreu durante as férias de julho, não propiciando assim, uma discussão abrangente sobre o tema.

As preocupações surgem, pois, uma vez implantada a nova sistemática, sem uma completa reflexão sobre o assunto, poderá haver distorções que venham afetar os registros e o próprio exercício profissional. As alterações de nomenclatura e a redução de seu número também modificam a grade curricular e o perfil do futuro profissional.

Em princípio nossas instituições – diretamente envolvidas na promoção do desenvolvimento e na valorização da Engenharia – estão de acordo com que se faça uma redução de denominações, mas julgamos importante e de extrema necessidade que se analisem todas as peculiaridades inerentes ao assunto.

Fazemos questão de participar efetivamente do processo em pauta.

Atenciosamente,

Aluizio de Barros Fagundes – Instituto de Engenharia
Angelo Zanini – USJT – Universidade São Judas Tadeu
Azauri A. de Oliveira Jr. – EESC – USP
Ely Antonio Tadeu Dirani – PUC – SP
Francisco Paleta – FAAP
Ivan G. S. Falleiros – EPUSP
Luiz Augusto M. Gonçalves -EESC – USP
Luiz Carlos de Campos – PUC – SP
Marcel Mendes – Mackenzie
Marcio Rillo – FEI
Mário Cavaleiro Fernandes Garrote – Escola de Engenharia Mauá
Marina Graziela Feldman – PUC – SP
Otávio de Mattos Silvares – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
Paulo Bógus – Instituto Mauá de Tecnologia
Ricardo Pannain – PUC Campinas
Rodrigo de M. Porto – EESC – USP
Ozires Silva – Unimonte

Autor: Rol Região On Line