CODESP abre licitação para retirada dos restos do casco do navio Ais Giorgis

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) deu início ontem (dia 22/07) à licitação para execução dos serviços de inspeção e elaboração de metodologia para retirada dos restos do casco do navio AIS GIORGIS, tendo em vista o projeto de aprofundamento do canal de navegação para 15 metros e seu alargamento para 220 metros. 

As propostas serão recebidas e abertas pela comissão permanente de licitação no próximo dia 11 de agosto, às 10h00, na Gerência de Contratações e Licitações (GFL). A licitação ocorrerá na modalidade Tomada de Preços e o edital se encontra disponível para aquisição ou consulta naquele setor. 

O Ais Giorgis, da armadora Shipmeyr, naufragou no estuário do Porto de Santos em 08 de janeiro de 1974, após incêndio a bordo, quando operava na descarga de caixas, sacos e tambores contendo leite em pó, óleo de pinho, resina e produtos químicos. Por oferecer risco a outras embarcações, na madrugada do dia 9 de janeiro de 1974 o navio foi puxado para o meio do estuário e encalhado próximo à margem esquerda do porto. No dia 08 de julho de 1979 violento vendaval quebrou suas amarras e o arrastou para o meio do estuário onde naufragou.

Autor: Assessoria de Comunicação da Codesp