Térmica inicia obras para caldeiras

As primeiras estruturas metálicas de grande porte já irão começar a erguer a Energia Pecém, térmica em construção pelas empresas MPX e EDP em São Gonçalo do Amarante, no complexo industrial. Ontem, as estruturas iniciais que darão suporte às caldeiras da usina chegaram ao Porto do Mucuripe, para serem levadas às obras. O avanço do processo de instalação do empreendimento já irá demandar elevação na mão-de-obra alocada na área.

Até o momento, já foram investidos R$ 680 milhões pelo consórcio, utilizados nas atividades de terraplanagem, escavação e concretagem das cerca de mil estacas, que irão suportar as fundações das caldeiras, dos geradores e das turbinas. Toda esta etapa já está concluída, representando 12% das obras. O diretor-presidente da usina, Moacyr Carmo, informa que, a partir de agora, o processo de construção da térmica será acelerado.

“Agora, a usina está toda preparada para receber a montagem. A térmica começa a sair do chão e ganhar porte”. O restante dos equipamentos metálicos chegarão ao longo do segundo semestre e durante o primeiro do ano que vem. Hoje, 580 funcionários atuam no canteiro, número que chegará a 1.800, entre os diretos, além de outros 6 mil empregos indiretos que devem ser gerados com o empreendimento.

Ao todo, o empreendimento, que envolve duas unidades, está orçado em R$ 3,4 bilhões. A primeira, que terá capacidade instalada de 360 megawatts (MW), está prevista para iniciar as suas operações em julho de 2011. Já a segunda, que irá elevar a potência da termelétrica para 720 MW, deverá ser inaugurada em outubro do mesmo ano. Uma terceira unidade, também com 360 MW de capacidade, está planejada para a planta, mas esta somente com a MPX, com previsão para início de operação em 2012.

Autor: Diário do Nordeste