Leilão de eólica cadastrou 441 empreendimentos com capacidade total de 13.341 MW

Números superaram a expectativa de mercado e indicam a disposição dos empreendedores eólicos em comercializar energia para complementar a matriz energética brasileira.

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), ligada ao Ministério de Minas e Energia, divulgou no dia 16 de julho (quinta-feira), o cadastramento de 441 projetos, que somam um total de 13.341 MW de capacidade instalada, para o primeiro leilão específico de energia eólica do País, previsto para o próximo dia 25 de novembro. O número expressivo de empreendimentos e o total de eletricidade disponibilizada superaram as expectativas de mercado e reforçam a disposição do segmento eólico em comercializar energia limpa e renovável para complementar a matriz energética nacional.

O volume de energia que será comprada será definido dias antes do certame, porém o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se antecipou e sinalizou que deve ficar entre 4.000 MW e 6.000 MW, números bem superiores à expectativa até então, que planejava vendas em torno de 1.500 MW.

“O número de projetos é bastante significativo e demonstra a seriedade dos agentes eólicos, bem como a importância que o setor está dando a esse leilão, além da contínua confiança no compromisso do MME em estimular a energia eólica no Brasil”, afirma o presidente da ABEEólica, Lauro Fiuza Junior.

De acordo com a EPE, a região Nordeste brasileira apresentou 322 projetos e 9.549 MW, ou 73% do total, seguida da região Sul, com 111 projetos e 3.594 MW (25% do total). A região sudeste teve 8 projetos e 198 MW cadastrados, ficando com os 2% restantes do total.

Para o presidente da ABEEólica, o resultado dos cadastramentos sugere que o governo federal estabeleça políticas de longo prazo para o setor eólico e evidencia que o certame exclusivo será disputado por bons empreendimentos, já que maioria dos projetos se encontra nos Estados de melhores jazidas de vento.

Foram 11 Estados contemplados com os projetos eólicos inscritos no leilão. Rio Grande do Norte encabeça a lista com 134 empreendimentos e 4.745 MW, seguido por Ceará, com 118 e 2.743 MW. Na terceira posição aparece o Rio Grande do Sul, totalizando 86 empreendimentos e 2.894 MW de capacidade instalada

Autor: Portal Fator Brasil