Dutos de Tupi em outubro

A TenarisConfab deverá entregar até outubro deste ano 90 km de tubos, com 18″ de diâmetro, à Petrobras. O material será destinado ao gasoduto que fará a interligação do projeto-piloto de Tupi à plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos. A encomenda da petroleira, que demandou cerca de 30 mil t de chapas grossas, foi feita no início deste ano e já está em linha de produção, contou o diretor Comercial da empresa, Nicolau Bernardo, em entrevista ao EnergiaHoje. Com a interligação, o volume de gás que poderá ser escoado pela estrutura somará 35 milhões de m³/dia.

O gasoduto Tupi-Mexilhão terá 225 km extensão e 18” de diâmetro. A linha será lançada em lâmina variando de 170 m a até 2,23 mil m. O lançamento das linhas está previsto para maio de 2010. A Corus também recebeu encomenda da Petrobras neste projeto
De olho nas oportundiades geradas pelo pré-sal, o executivo admite que tem negociado com a Petrobras mais encomendas voltadas majoritariamente para a região de nova fronteira, mas não revela quais projetos estão sendo estudados.

Chapas de aço
Recentemente a empresa fechou uma parceria com a austríaca Voest Alpine, fornecedora de chapas de aço com características especiais, alta resistência e requisitos técnicos restritos. A ideia é se preparar para o que vem por aí, já que boa parte dos componentes necessários ainda não podem ser produzidos no Brasil.

“Sabemos que haverá uma demanda grande de tubos para águas profundas em ambientes ácidos. Agora temos a tranquiidade necessária para disputar esse mercado”, comentou o gerente de compras de Matéria-Prima da Tenaris, Nildo Enumo.

O grande cliente deste mercado ainda é e será a Petrobras, na opinião de Bernardo. “Existem informações de um volume (de projetos) muito grande nos próximos anos. Estamos quantificando esses volumes e as características técnicas para começar a trabalhar. Tudo depende dos testes que estão sendo feitos”, disse.

O acordo é válido por três anos e prevê o fornecimento de chapas de aço utilizadas na fabricação de tubos para águas profundas e em ambientes ácidos (Sour Service). A Voest será o fornecedor preferencial da companhia para projetos que demandarem esse tipo de matéria-prima.

O relacionamento comercial entre as empresas foi iniciado em 1996, durante o desenvolvimento do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Naquela época, a Voest Alpine forneceu 10 mil t de chapas API-5L-X70, qualificando-se na TenarisConfab para o fornecimento de chapas de aço para importantes projetos no Brasil e no exterior – como para o Projeto Oleoducto de Crudos Pesados (OCP), no Equador, e mais recentemente o Projeto ESS-164 da Petrobras.

Atualmente, a Tenaris tem uma capacidade produtiva de 550 mil t/ano de tubos de aço soldados.

Autor: Brasil Energia